{des.vir.tua.li.zar} deixar de ser virtual. Confirmar que aquela conexão online, funciona também offline. Esse é para mim um dos maiores objetivos dos encontros de blogueiros. Porque nada substitui o encontro real, a troca de conhecimento, de experiências, o olho-a-olho, o abraçar.
Ano passado tivemos o primeiro encontro europeu de blogueiros, organizado pela Cristina Rosa, do blog Sol de Barcelona. Foi um encontro maravilhoso, conto tudo aqui: Primeiro Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros.
Esse ano os anfitriões foram Rita Branco, do blog O Porto Encanta e a cidade do Porto – Associação do Turismo do Porto. Fomos recebidos de braços abertos e por onde andei me senti bem-vinda. O II Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros foi sucesso do início ao fim.
Entre os patrocinadores estava o Hotel Sheraton Porto, com sua simpaticíssima diretora de vendas Cristina Cabral. Eu espero muito de um hotel cinco estrelas e as minhas expectativas quanto ao Sheraton Porto eram altas. E foram atendidas. Tenho alergia a hotel cheio de frescura e posso dizer que esse hotel tem tudo o que você espera de um cinco estrelas, acompanhado de muita simpatia e cordialidade. Me acostumei rápido com as mordomias (risos).
Foto: Divulgação |
Dia 01
Na Casa da Música foi onde assistimos às palestras sobre as experiências de blogueiros profissionais. Sempre há muito o que aprender uns com os outros e é muito motivante ouvir histórias de sucesso. Os palestrantes foram: Cristina Rosa soldebarcelona.es, Daniel Duclós Ducs Amsterdam, Helô Aprendiz de Viajante, Susana Viaje Comigo, Ivo do Pinstagramguy e Elena Creativelena.
À direta Elena, do Creativelena |
Gostei de todos, em especial da palestra de Elena, do Creativelena, que falou sobre o turismo criativo, que vem ganhando força nos últimos tempos. “O turismo criativo é considerado como uma nova geração de turismo, que implica a participação dos turistas em atividades criativas, com a população local.” www.creativetourismnetwork.org
É possível se visitar a Casa da Música em visitas guiadas entre 11 e 16 horas. Custa 6 Euros por pessoa. Entrada livre para crianças com menos de 12 anos desde que acompanhadas por um adulto com bilhete.
Também tivemos o privilégio de comer e beber muito e muito bem em diversos locais. Entre eles o Restaurante Fisch Fixe, um local pequeno, aconchegante e de excelente qualidade. Conto tudo detalhadamente em um extra post, falando também sobre quem cozinha por lá: Joaquim Granja e seu Restaurante Fish Fixe
Joaquim Granja e eu |
Entre os muito lugares incríveis que visitamos, está a Livraria Lello e Irmão, uma das livrarias mais lindas do mundo. Um lugar realmente encantado e encantador. Mais fotos lindas aqui: Livraria Lello e Irmão,
Para terminar o primeiro dia com chaves de ouro, fomos jantar em uma lugar muito bonito e que nos recebeu com toda a pompa: Fundação Serralves. Me senti a blogueira mais chique da face da terra 🙂 O local é aberto para visitação de terça aos sábados.
Dia 02
Depois do maravilhoso “pequeno almoço” no Sheraton Porto (está agora claro para mim porque se chama assim, não é pouca coisa não. O café da manhã está mesmo mais para almoço), fomos fazer um passeio de bicicleta (Obrigada pelas bikes da Fold n ‘Visit ) na Foz e foi muito divertido. Dizem que no Porto chove muito nessa época, mas não para nós. Sol brilhante, marzão lindo, pessoas queridas… começo de um dia perfeito. Durante o passeio demos uma paradinha merecida para tomar um chá e comer um pastel de nata no quiosque charmosíssimo: a moto vespa da Rota do Chá. Mais sobre o dono e sua paixão pelo chá escrevi aqui: Rota do Chá no Porto – uma casa de chá ambulante imperdível!
Com o bondinho fomos até a Alfândega do Porto. Tudo sempre muito bem explicado pela nossa guia Marisa.
Seguimos com o barco fazendo um passeio encantador pelo Rio Douro (dizem que a parte mais bonita dele é a que passa pelo Porto). E bem… o que dizer? Tudo lindo mesmo!
Após o passeio, fomos convidados para conhecer a Taylor’s Port Wine. “Criada há mais de três séculos, em 1692, a Taylor’s é uma das mais antigas casas de comércio do vinho do Porto que se dedica exclusivamente à produção de vinho do Porto. (…) Sediada no Porto e na região do Douro, a empresa está envolvida em todas as fases da produção dos seus vinhos do Porto, desde o plantio da vinha e cultivo das uvas à elaboração, envelhecimento e engarrafamento dos lotes de vinhos.”
A tarde nesse local foi maravilhosa. Além da excelente culinária regada de diversos tipos de vinho, tivemos uma visita guiada em uma cave e aprendemos um pouco sobre o vinho do Porto. O ponto alto da visita foi a apresentação dos estudantes de medicina do Porto. A Tuna Universitária do Porto é um agrupamento artístico académico de natureza musical composto exclusivamente de alunos da Universidade do Porto. A música é composta de bandolins e guitarras, aos quais se juntam cavaquinhos, violinos, acordeões e contrabaixo, além de pandeiros entre outros. Foi lindo!!! Fotos e detalhes em um extra post aqui: Tuna de Medicina do Porto.
Eu e os tunos |
Nos despedimos felizes de ter dado tudo certo, de termos nos visto, de termos aprendido uns com os outros e de desvirtualizar. Mas também um pouco tristes por ter passado tão rápido. O próximo encontro será em Berlim e estaremos esperando todos, em uma das capitais mais arrojadas do mundo!
Bis bald liebe Freude 🙂
Patrocinadores do II EEBB:
Associação do Turismo do Porto – Casa da Música – Restaurantes: Os Lusíadas, Fish Fixe, NH Collection Porto, a Fundação Serralves e a Taylor’s Port Wine – Hoteis: Sheraton Porto, Crowne Plaza Porto e Porto Palace.
Participantes do II EEBB:
Claudia Boemmels Brasileiros Mundo Afora, Magê Milão nas Mãos, Mônica De Café por Barcelona, Pedro Travel with Pedro, Renata Direto de Paris, Karine Ká.Entre.Nós, Luciana Roma pra você, Paula e Flávia Almost Locals, Hely Barcelona Emociona, Priscilla Chicken or Pasta, Larissa Esto es Madrid Madrid, Juliana Rumo a Madrid, Suzana That Good Trip, Paula No Mundo da Paula, Naiara, Gisele e Daniel Viajar Pela Europa, Carolina Carta sem Portador, Cianne By Savanna, Juliana e Diego Eu ando pelo mundo, Karine Brazuka, Viviane Vivi em Madrid, Ana Beatriz O mundo que eu vi, Liliana Catálogo de Viagens, Luli TrendTips, Luíza 360 Meridianos, Priscila e Rafael Cultuga, Fabiane e Erick Eurodicas, Irina Cantinho da Irina, Rita O Porto encanta, Nicole e Pacelli Agenda Berlim.
Palestrantes do II EEBB:
Cristina Rosa soldebarcelona.es, Daniel Duclós Ducs Amsterdam, Helô Aprendiz de Viajante, Susana Viaje Comigo, Ivo do Pinstagramguy e Elena Creativelena.
Pingback:Nos bastidores do III Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros em Berlim – Brasileiros Mundo Afora
Lindas fotos, principalmente a dos noivos na Ribeira!!! Foi um fds encantador mesmo, principalmente por poder conhecer tanta gente legal!!! <3
Bjbj
Claudia, muito legal o post, as fotos incrívei, a do casal então nem se fala. Desejando que chegue o próximo,de conhecer a "tua casa". Beijos.
Porto conquistou todos. Bjs
Podexá;o) saudades tb. bjs
Gostei também :o)
Vale a pena Daniela!
:o)
Suas fotos faz a gente ter vontade de voltar!!
Que lindo..td !!
Quero conhecer Porto..Parabéns a vcs pela viagem.
Que gsotusura! !
Que lindo..td !!
Quero conhecer Porto..Parabéns a vcs pela viagem.
Que gsotusura! !
Lindo post. As fotos estão maravilhosas… vc tem que ser a fotografa oficial de todos os encontros. hehehe! Saudade enorme de ti. Nos vemos em Berlim. Beijão.
Ah, e essa tua última foto, hein! Acho que tu devia encontrar o casal pra poder enviar pra eles… deve estar melhor do que do fotógrafo oficial! 😀
Aaaai que saudades que deu, Claudinha!! Beijinhos :*