Ciclismo: pedalando mundo afora

O ciclismo é um esporte que ganha cada vez mais adeptos mundo afora. Desde 2020, com a chegada da pandemia, a bicicleta ganhou destaque como meio de transporte ideal para evitar aglomerações nos transportes públicos. Nos últimos dois anos, foi registrada uma explosão em suas vendas, assim como de bike trainer, usado para a prática do esporte em casa, principalmente devido às restrições impostas durante a pandemia. Para o brasileiro Alexandre Tavares Mezaros, 45 anos, natural de São Bernardo do Campo, São Paulo, nada disso é novidade, pois o ciclismo faz parte de sua vida desde criança. Ele saiu do Brasil em 2006, para trabalhar no sul da Alemanha e, desde 2015, mora com sua família na China. Em breve, retornarão a Europa, finalizando sua jornada como expatriados no país. A seguir, ele relata sobre sua trajetória e sua paixão pelo ciclismo, dividindo conosco sua experiência como ciclista e dando dicas para quem quer iniciar o esporte.

“A minha paixão pelo ciclismo começou quando eu era ainda bem pequeno. Meu pai mantinha sua bicicleta Peugeot pendurada em uma parede da nossa casa e eu sempre tive vontade de subir nela, sair por aí e sumir. Ainda hoje, me lembro da minha bicicletinha cor de abóbora, que despertava em mim a vontade de explorar caminhos, subir montanhas e ir longe. Desde muito jovem, eu usava a bicicleta como meio de transporte e fiz inúmeros passeios e a completar algumas trilhas. Por falta de tempo, fiz uma longa pausa quando ingressei na faculdade, mas após minha graduação, retomei o ciclismo. Com o desenvolvimento e experiência no trabalho, dentro de uma empresa multinacional alemã, tive a oportunidade de sair do Brasil, e a prática do ciclismo tornou-se mais intensa, pois a Alemanha incentiva esse esporte, assim como o uso da bicicleta como meio de transporte. Existem muitas trilhas, inúmeros caminhos entre cidades e paisagens de tirar o fôlego, além de ser saída para tantos outros países que promovem a prática desse esporte.

Ciclismo: paixão e saúde

Hoje, pedalar é imprescindível para manter meu bem-estar físico e mental. Os benefícios do pedal são vários, englobando a promoção da saúde em diferentes aspectos, pois além de fortalecer e tonificar o corpo, desenvolver resistência e força, estar sobre duas rodas me permite espairecer, desestressar, me sentir bem comigo mesmo. É um compromisso que estabeleci na minha vida e impactou diretamente no meu dia a dia. Quando fico alguns dias sem andar de bicicleta, meu humor muda e minha esposa até brinca — “já andou de bicicleta hoje?”. Geralmente quando estou impaciente e irritadiço, ela me lembra que “já passou da hora”, que preciso pedalar novamente.

O ciclismo é uma verdadeira paixão para mim, representando liberdade de ir e vir, além de ser uma oportunidade de testar meus limites.

Não tenho preferência entre mountain bike (ciclismo voltado para trilhas em meio à natureza) ou road bike (ciclismo voltado para longas distâncias e velocidade). Atualmente, a modalidade Gravel, me desperta maior interesse, pois une os dois mundos desse esporte e permite maior versatilidade. Nesse caso, a bicicleta é estruturada com design próprio para suportar longas distâncias sem a necessidade de permanecer em estradas, ou seja, combina design e conforto para explorar trilhas mais longas.

Ciclismo na China

Na China, pratiquei o ciclismo sempre que pude, tendo oportunidades de descobrir novos lugares, participar de corridas e também de conhecer muitas pessoas com a mesma paixão e interesse. No início da minha jornada por aqui, tudo era novo e se apresentava interessante, mas depois de um tempo me aventurando não me sinto muito seguro com a loucura do trânsito no país. Infelizmente, mesmo após tantos anos percorrendo diferentes países, ainda me surpreendo com a falta de respeito para com os ciclistas, os amadores em especial, vindo particularmente de motoristas de carros e bicicletas elétricas (e-bikes). São inúmeras as situações que presenciei durante minhas pedaladas, de manobras perigosas e acidentes, e sem generalizar, imprudência de alguns ciclistas também. Minha prática, hoje em dia, é quase que totalmente voltada ao ciclismo indoor, assim posso focar minha atenção no treino e tudo que o envolve (controle de tempo e velocidade, resistência, desenvolvimento e aperfeiçoamento), sem desviar a atenção, preocupando-me com carros, motoristas imprudentes ou ruas mal sinalizadas.

Para os ciclistas que preferem praticar outdoor, existem lugares bonitos e interessantes na China para se explorar. Minha única ressalva é que há poucas trilhas disponíveis para mountain bike, uma vez que as possibilidades próximas às grandes cidades estão em parques que não permitem a entrada de bicicleta, restringindo o esporte à road bike.

Outra alternativa, talvez até mais interessante para ciclistas amadores ou mesmo àqueles que usam a bicicleta como lazer ou meio de transporte, é a bicicleta elétrica. Para mim, é um nicho com potencial, principalmente no que diz respeito ao incentivo às pessoas de mais idade no uso da mesma, tanto para se locomoverem como na praticidade ao irem às compras e passeios, por exemplo. Eu e minha esposa compramos as nossas exatamente para facilitar essas atividades do dia a dia e tornar o percurso mais ágil.

Desafios

Você me perguntou sobre o maior desafio que vivenciei com o ciclismo. Diria que foi a possibilidade de construir minha própria bicicleta, comprando as peças, pesquisando o que se adequaria melhor ao que eu queria, pensando em todos os detalhes. Pude realizar esse projeto aqui na China e, hoje, posso afirmar ser a bicicleta mais confortável que possuo.

Aqui na China, dos lugares que pedalei, eu destacaria a região do Lago de Suzhou e, especialmente, as Montanhas Amarelas, Huangshan, onde a paisagem é muito bonita e o caminho de bicicleta é um pouco mais desafiador, longe da loucura do trânsito. Acredito que em várias regiões do país existam caminhos para se explorar, pequenas vilas, cenários interessantes como os arredores de Nanquim, província de Jiangsu, onde moro. Vale lembrar que várias agências de viagem organizam passeios ciclísticos por toda a China, o que é uma boa alternativa para conhecer diversas regiões desse imenso país.

Trânsito consciente

Hoje, o ciclista urbano enfrenta muitas dificuldades como o uso da faixa compartilhada, vias com buracos, possibilidade de acidentes, e vale ressaltar, que a responsabilidade que esse meio de transporte exige para um trânsito seguro não depende somente de quem pedala.  Métodos inovadores surgem cada vez mais nas grandes cidades, como ciclovias, ciclo faixas, vias preferenciais para bicicleta, vias com tráfego acalmado. Apesar de ser totalmente a favor da prática do ciclismo como esporte e o uso de bicicleta como meio de transporte, na minha opinião, somente aumentar o investimento na construção de ciclovias não seria a solução para uma vida urbana mais ecológica, sustentável e segura. Penso que um investimento maior na educação para um trânsito mais consciente, respeito ao espaço do ciclista e à sinalização de forma adequada e responsável são imprescindíveis para o sucesso de um projeto complexo que vai muito além da construção de ciclovias. Essa educação deve inciar-se nas escolas, como já é implementado em muitos países europeus. Gostaria de citar a Alemanha país para onde retornarei, após a minha estadia aqui na China.

O teste de ciclismo voluntário alemão é a licença de bicicleta como primeira carteira de motorista para todas as crianças com 10 anos e todos os alunos do quarto ano. Após concluírem o curso, têm direito a andar de bicicleta na via pública sem o acompanhamento de um adulto antes de atingirem 12 anos. A prova de bicicleta está inserida como conteúdo de aprendizagem na grade curricular para o ensino da disciplina. A participação no treinamento de ciclismo é, portanto, obrigatória.

Outro fator importante é o desenvolvimento de infraestrutura no transporte público que acomode as bicicletas. Alguns países da Europa incluem o transporte de bicicletas em trens e disponibilizam espaços seguros em estações de ônibus ou em pontos de transição entre meios de locomoção.

Simplesmente investir na construção de ciclovias sem que as pessoas e as cidades estejam adequadamente preparadas para suportar a quantidade de ciclistas, provavelmente geraria maiores problemas do que benefícios.

Para iniciantes no ciclismo

Minha maior recomendação para os que têm vontade de iniciar nesse esporte, é que invistam em um bike fit, um profissional que fará uma avaliação completa das suas medidas, posição e estrutura. É importante que o aspirante à ciclista tenha conhecimento do seu corpo e saiba fazer as melhores escolhas quando for comprar uma bicicleta. Esse é um ponto muito importante, na minha opinião, pois muitas pessoas desistem de praticar o ciclismo por não terem dedicado um certo tempo à aquisição dessas informações antes de sair pedalando.

Alexandre com sua família na China.

Ler, estudar e pesquisar sobre o assunto fazem toda a diferença para o sucesso dessa prática, mesmo para quem não pretende se tornar um ciclista profissional.

Deixo aqui algumas sugestões para quem está pensando em iniciar nesse esporte:

  • Assista a vídeos disponíveis no Youtube, de acordo com a modalidade de interesse, pois há uma infinidade de informações disponíveis na internet.
  • Pesquise informações em sites especializados em ciclismo. Recomendo www.cyclingweekly.com, cyclingtips.com, zwiftinsider.com.
  • Instale um aplicativo, através do qual é possível fazer e copiar rotas de outros ciclistas, também usado como rede social e para acompanhar o desenvolvimento e progresso da forma física. Recomendo o Strava.
  • Zwift é um aplicativo de treino em casa que inclui exercícios e rotas que simulam pedaladas ao ar livre e percursos virtuais, mais direcionados aos que já estão inseridos no esporte e têm interesse em praticar em ambiente fechado (indoor). Para isso, é necessário um rolo de treino, acessório preso à roda traseira da bicicleta.
  • Rotina. É importante estabelecer uma rotina de treino que se adapte ao seu estilo de vida. Minha rotina no esporte está equilibrada entre quatro a cinco vezes na semana para a prática do ciclismo, combinada com o mínimo de duas vezes de corrida, assim como três a quatro vezes de musculação.

O ciclismo é uma grande paixão, ocupa um lugar importante na minha vida e as bicicletas são minhas companheiras fiéis independente, do país em que me encontro. É um esporte desafiador, mas que abre um leque de oportunidades para quem gosta de explorar, descobrir novos caminhos e lugares, desafiar-se e entender os próprios limites.

Desejo a você ótimas pedaladas mundo afora!”

Entrevista e revisão: Rachel Mezaros

Tags , , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Rachel Mezaros

Rachel Mezaros é psicóloga, assídua leitora, apaixonada pela língua portuguesa e revisora da Brasileiros Mundo Afora. Desde 2015, mora em Nanjing, no sul da China.

Os comentários estão desativados.