Barcelona – Primeiro Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros

Meu caso com Barcelona é antigo. Eu fui à cidade há oito anos e lembro de ter gostado muito, mas não foi amor à primeira visita. No final de semana passado estive lá novamente, para o Primeiro Encontro Europeu de Blogueiros Brasileirose desta vez não tive chance: Barcelona me encantou, me seduziu.
Chegando no aeroporto, peguei o Aerobus que me levou diretamente à Plaça de la Universitat. De lá fui de metrô até a estação Sagrada Família. Quando eu saí do escuro lá de baixo, me vi em frente à Sagrada Familia, a igreja de arquitetura mais curiosa e exuberante que já ví.
Mais tarde, já no apartamento, que eu aluguei juntamente com outros colegas blogueiros, senti uma simpatia imediata por eles.  Me sinto “da velha guarda” quando ainda me pego pensando sobre as maravilhas das novas tecnologias, que nos possibilitam fazer tantas amizades virtuais, que agora são reais.

À noite fomos  a um restaurante fantástico o La Paradeta Sagrada Familia, um restaurante de frutos do mar a quilo. Nós tivemos que enfrentar uma pequena fila e chegando a nossa vez, podemos escolher os mariscos que queríamos e estes foram preparados na hora. Se você for por lá, não deixe-se levar pelos vendedores. Mesmo o pouco que você pedir, será o suficiente, acredite! O lugar é simples, mas muito especial e foi um dos pontos altos desta viagem. 

O Primeiro Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros, razão principal da minha visita à cidade,foi organizado pela Cristina Rosa, que mora na Espanha há quarto anos e escreve no blog Sol deBarcelona

Blogueiros em Barcelona
Blogueiros em Barcelona Foto:Cristina Rosa

 

O encontro aconteceu em um sábado de sol, no Hostel St.Christopher’s Barcelona, um lugar encantador. Conhecer novas pessoas e encontrar amigos, até então virtuais, em um ambiente descontraído, foi uma experiência inesquecível. 

 

Barcelona Hostal

 

As palestras do encontro foram bem interessantes e abordaram estes assuntos:

Construindo redes de relações com outros blogueiros
Carina Dittrich, Viajoteca

Produtos dos blogs: roteiros personalizados, guias e service
Dany Colares, Feriado Pessoal , Nicole Plauto, Agenda Berlim e Daniel Duclos Ducs Amsterdam

Técnicas de SEO para melhor o posicionamento de blog nos buscadores
Wagner Rodrigues, Um ano na Espanha

O papel dos blogueiros da Europa como divulgadores de destinos europeus
Juliana Bezerra,  Um ano na Espanha

Eu nunca estudei jornalismo e tenho aprendido muito com profissionais do ramo de como escrever cada vez melhor. Assim também guardei várias dicas da palestra da jornalista Dri Setti, sobre os do´s e dont´sredacionais. Ela escreve no blog Achados, da revista a Revista Viagem e Turismo.
Nós todos poderíamos ter ficado ainda horas trocando opinões e aprendendo uns com os outros. No final da parte oficial do evento, trocamos lembrancinhas em um “amigo oculto” e brindamos juntos, com o vinho Graham’s Porto Wine, ao próximo encontro em 2015, que acontecerá em Portugal, organizado pela Rita Branco do blog O PortoEncanta.  

A tarde do sábado foi livre e eu aproveitei o passeio guiado com a Cristina Rosa, para conhecer um pouco da história da arquitetura da cidade. Ela é historiadora e uma guia nata. Adorei o seu passeio guiado e Barcelona ganhou mais um pedacinho do meu coração por isso. 

 

À noite nos encontramos no Bar Hotel Chic & Basic, onde comemos tapas gostosas, bebemos uma deliciosa sangria, conversamos e rimos muito. 

Bar Hotel Chic & Basic
Bar Hotel Chic & Basic Foto: Cristina Rosa

 

No domingo fizemos um tour novamente com a Cristina no bairro Gótico. Um lugar que eu gostei tanto, que retornei na segunda feira antes de voltar para casa. Com o PressCard que nos foi oferecido pelo Barcelona Turisme, podemos entrar gratuitamente ou com desconto em muitas atrações da cidade. Nesse dia, comi pela primeira vez churros fora do Brasil. Em Barcelona ele foi servido com chocolate amargo derretido na xícara. Uma dica do blog Sol de Barcelona: a rua Petritxol é a rua mais doce de Barcelona com várias opções de cafés ou granjas, como chamam-se os cafés típicos que servem churros com chocolate.

E assim os quatro dias na cidade voaram e chegou a hora de pegar o avião de volta. Barcelona, sua linda, tive que ir embora, mas eu volto. Com certeza. 

 

Churros em Barcelona
Churros com chocolate
Outros blogueiros que participaram:

Monica Barbosa do De Café Por Barcelona
Hely Campos do Barcelona Emociona
Karine Keogh do Ká entre nós
Carol Pascual do Londres com Crianças
Vivan Monteiro e Marcelo Hernandez do ViviemUK
Larissa Rodrigues do Esto es Madri
Magê Santos do Milão nas Mãos
Pacelli Luckwu do Agenda Berlim
Pedro Richardson do Viagem com Pedro
Rodrigo Vidal do Homo Sapiens Politikon

 
Agradecimentos:

Hostal St. Christopher Barcelona
Turisme de Barcelona
Barcelona és molt més
Sol de Barcelona

 Fique por dentro!

Você quer receber nossas atualizações? Assine nossa Newsletter e faça o download gratuito da nossa nova revista Brasileiros Mundo Afora. Não se preocupe: nós nunca vamos passar o seu e-mail para terceiros, nem vamos encher a sua caixa postal de propaganda. O nosso objetivo principal é compartilhar conteúdo excelente. Se você não gostar pode sair a hora que quiser. Mais Informações aqui: NEWSLETTER
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Claudia Bömmels

Claudia Bömmels é fotógrafa, contadora de histórias, viajante e editora da Brasileiros Mundo Afora. Atualmente ela mora em Nanjing na China.

12 respostas para Barcelona – Primeiro Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros

  1. Pingback:Nos bastidores do III Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros em Berlim – Brasileiros Mundo Afora

  2. Pingback:Desvirtualizando no II Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros no Porto – Brasileiros Mundo Afora

  3. Pingback:#IIIEEBB2016 – Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros 2016 em Berlim – Brasileiros Mundo Afora

  4. Querida Cristina, foi um prazer enorme te conhecer. eu já tinha ido à barcelona, mas por sua "culpa" me apaixonei pela cidade. Vou voltar. O almoço foi ótimo, com várias ideias para o futuro. Parabéns pela super organização. Beijos

  5. Claudia, as fotos estão lindas. Adorei o post. Foi mais fácil me despedir de todos vcs depois do nosso almoço de segunda. Adorei te conhecer. Vc é uma flor. Um beijo e obrigada por vir.

  6. Prazer foi todo meu Mônica. Adorei a conversa franca 🙂 Beijos e espero você pro aqui.

  7. Ahh Magê, igualmente. Vamos rasgar seda sim ;o)) Beijos e até Milão um dia. Esperando você em Berlim.

  8. Claudia, volta sim, Barcelona sempre te recibirá muito bem. Foi um prazer te conhecer, e espero manter contato. Um beijo!

  9. hahaha que nada! suas fotos estão top! 🙂
    publicamos o nosso falando da programação do encontro, mas é tanta coisa que a cidade tem pra ver que dividimos em dois! depois sai um com outras atividades que fizemos por lá! Beijão

  10. Sem rasgação de seda… mas conhecer você foi uma das melhores coisas desse encontro para mim…
    Bjs

  11. Oi Nicole, obrigada por passar por aqui. Aguardo o seu e suas fotos, essas sim estão demais! Vamos nos encontrar por aqui 🙂 beijos

  12. Claudinha, seu post está maravilhoso e suas fotos estão lindas!! Beijo grande, adorei te conhecer!