Fotos: Claudia Bömmels

 

{des.vir.tua.li.zar} deixar de ser virtual. Confirmar que aquela conexão online, funciona também offline. Esse é para mim um dos maiores objetivos dos encontros de blogueiros. Porque nada substitui o encontro real, a troca de conhecimento, de experiências, o olho-a-olho, o abraçar.

Ano passado tivemos o primeiro encontro europeu de blogueiros, organizado pela Cristina Rosa, do blog Sol de Barcelona. Foi um encontro maravilhoso, conto tudo aqui: Primeiro Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros.

Esse ano os anfitriões foram Rita Branco, do blog O Porto Encanta e a cidade do Porto – Associação do Turismo do Porto. Fomos recebidos de braços abertos e por onde andei me senti bem-vinda. O II Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros foi sucesso do início ao fim.

Entre os patrocinadores estava o Hotel Sheraton Porto, com sua simpaticíssima diretora de vendas Cristina Cabral. Eu espero muito de um hotel cinco estrelas e as minhas expectativas quanto ao Sheraton Porto eram altas. E foram atendidas. Tenho alergia a hotel cheio de frescura e posso dizer que esse hotel tem tudo o que você espera de um cinco estrelas, acompanhado de muita simpatia e cordialidade. Me acostumei rápido com as mordomias (risos).

Foto: Divulgação

Dia 01

Na  Casa da Música foi onde assistimos às palestras sobre as experiências de blogueiros profissionais. Sempre há muito o que aprender uns com os outros e é muito motivante ouvir histórias de sucesso. Os palestrantes foram: Cristina Rosa soldebarcelona.es, Daniel Duclós Ducs Amsterdam, Helô Aprendiz de Viajante, Susana Viaje Comigo, Ivo do Pinstagramguy e Elena Creativelena.

À direta Elena, do Creativelena

Gostei de todos, em especial da palestra de Elena, do Creativelena, que falou sobre o turismo criativo, que vem ganhando força nos últimos tempos. “O turismo criativo é considerado como uma nova geração de turismo, que implica a participação dos turistas em atividades criativas, com a população local.” www.creativetourismnetwork.org

É possível se visitar a Casa da Música em visitas guiadas entre 11 e 16 horas. Custa 6 Euros por pessoa. Entrada livre para crianças com menos de 12 anos desde que acompanhadas por um adulto com bilhete.

Também tivemos o privilégio de comer e beber muito e muito bem em diversos locais. Entre eles o Restaurante Fisch Fixe, um local pequeno, aconchegante e de excelente qualidade. Conto tudo detalhadamente em um extra post, falando também sobre quem cozinha por lá: Joaquim Granja e seu Restaurante Fish Fixe

Joaquim Granja e eu

Entre os muito lugares incríveis que visitamos, está a Livraria Lello e Irmão, uma das livrarias mais lindas do mundo. Um lugar realmente encantado e encantador. Mais fotos lindas aqui: Livraria Lello e Irmão,

Para terminar o primeiro dia com chaves de ouro, fomos jantar em uma lugar muito bonito e que nos recebeu com toda a pompa: Fundação Serralves. Me senti a blogueira mais chique da face da terra 🙂 O local é aberto para visitação de terça aos sábados.

Dia 02

Depois do maravilhoso “pequeno almoço” no Sheraton Porto (está agora claro para mim porque se chama assim, não é pouca coisa não. O café da manhã está mesmo mais para almoço), fomos fazer um passeio de bicicleta (Obrigada pelas bikes da Fold n ‘Visit ) na Foz e foi muito divertido. Dizem que no Porto chove muito nessa época, mas não para nós. Sol brilhante, marzão lindo, pessoas queridas… começo de um dia perfeito. Durante o passeio demos uma paradinha merecida para tomar um chá e comer um pastel de nata no quiosque charmosíssimo: a moto vespa da Rota do Chá. Mais sobre o dono e sua paixão pelo chá escrevi aqui: Rota do Chá no Porto – uma casa de chá ambulante imperdível!

Com o bondinho fomos até a Alfândega do Porto. Tudo sempre muito bem explicado pela nossa guia Marisa.

Seguimos com o barco fazendo um passeio encantador pelo Rio Douro (dizem que a parte mais bonita dele é a que passa pelo Porto). E bem… o que dizer? Tudo lindo mesmo!

Após o passeio, fomos convidados para conhecer a Taylor’s Port Wine. “Criada há mais de três séculos, em 1692, a Taylor’s é uma das mais antigas casas de comércio do vinho do Porto que se dedica exclusivamente à produção de vinho do Porto. (…) Sediada no Porto e na região do Douro, a empresa está envolvida em todas as fases da produção dos seus vinhos do Porto, desde o plantio da vinha e cultivo das uvas à elaboração, envelhecimento e engarrafamento dos lotes de vinhos.”

A tarde nesse local foi maravilhosa. Além da excelente culinária regada de diversos tipos de vinho, tivemos uma visita guiada em uma cave e aprendemos um pouco sobre o vinho do Porto. O ponto alto da visita foi a apresentação dos estudantes de medicina do Porto. A Tuna Universitária do Porto é um agrupamento artístico académico de natureza musical composto exclusivamente de alunos da Universidade do Porto. A música é composta de bandolins e guitarras, aos quais se juntam cavaquinhos, violinos, acordeões e contrabaixo, além de pandeiros entre outros. Foi lindo!!! Fotos e detalhes em um extra post aqui: Tuna de Medicina do Porto.

Eu e os tunos
O jantar de encerramento do II Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros aconteceu no NH Collection Porto Batalha, um sofisticado hotel quatro estrelas ecom uma gastronomia cinco estrelas. Podemos provar vários quitutes. Obrigada!
Obrigada a todos os patrocinadores e em especial a Rita Branco, do blog O Porto Encanta,  pela organização impecável, mas sobretudo pela amizade. Temos muito mais que somente azulejos em comum 😉

Nos despedimos felizes de ter dado tudo certo, de termos nos visto, de termos aprendido uns com os outros e de desvirtualizar. Mas também um pouco tristes por ter passado tão rápido. O próximo encontro será em Berlim e estaremos esperando todos, em uma das capitais mais arrojadas do mundo!


Bis bald liebe Freude 🙂

**************************************

Patrocinadores do II EEBB:

Associação do Turismo do Porto –  Casa da Música  – Restaurantes: Os LusíadasFish Fixe,  NH Collection Porto, a Fundação Serralves e a Taylor’s Port Wine – Hoteis: Sheraton PortoCrowne Plaza Porto e Porto Palace.

Participantes do II EEBB:

Claudia Boemmels Brasileiros Mundo Afora, Magê Milão nas Mãos, Mônica De Café por Barcelona, Pedro Travel with Pedro, Renata Direto de Paris, Karine Ká.Entre.Nós, Luciana Roma pra você, Paula e Flávia Almost Locals, Hely Barcelona Emociona, Priscilla Chicken or Pasta, Larissa Esto es Madrid Madrid, Juliana Rumo a Madrid, Suzana That Good Trip, Paula No Mundo da Paula, Naiara, Gisele e Daniel Viajar Pela Europa, Carolina Carta sem Portador, Cianne By Savanna, Juliana e Diego Eu ando pelo mundo, Karine Brazuka, Viviane Vivi em Madrid, Ana Beatriz O mundo que eu vi, Liliana Catálogo de Viagens, Luli TrendTips, Luíza 360 Meridianos, Priscila e Rafael Cultuga, Fabiane e Erick Eurodicas, Irina Cantinho da Irina, Rita O Porto encanta, Nicole e Pacelli Agenda Berlim.

Palestrantes do II EEBB:

Cristina Rosa soldebarcelona.es, Daniel Duclós Ducs Amsterdam, Helô Aprendiz de Viajante, Susana Viaje Comigo, Ivo do Pinstagramguy e Elena Creativelena.

**************************************

Álbum de Fotos

Tchau Porto, eu volto!