Nuances de Xangai

Um artigo que li recentemente dizia, em uma tradução livre: “Assim funciona Xangai: destrua o que já não cabe na realidade da cidade, sofra pelo que perdeu para reconstruí-la e transformá-la em um sucesso absoluto! ”. O texto não poderia ter sido mais assertivo. Caminhando pela cidade, ainda encontram-se vestígios do que esta megalópole foi um dia. Xangai foi demolida, reconstruída, tornou-se uma das cidades mais reluzentes dos últimos vinte anos e é citada junto a outras grandes cidades, como Nova York ou Londres. Diz-se que milhares de famílias foram realocadas em prol do progresso urbano, exatamente ali, onde hoje os imponentes arranha-céus estão localizados.

Xangai em 1989 – Wikipedia

Xangai é uma cidade de superlativos: é a maior da República Popular da China e uma das maiores áreas metropolitanas do planeta, cujo desenvolvimento é considerado como o mais rápido do mundo!

Conhecer Xangai de verdade requer tempo. Eu adoro caminhar sozinha pela cidade, sem pressa, observando e fotografando cenas do dia a dia desse lugar, que é lar para mais de 26 milhões de pessoas. Impressionante! Ali se vê de tudo um pouco: glamour, vida humilde, arquitetura moderna, prédios históricos, shoppings luxuosos dividindo espaço com “vendinhas”, ciclovia impecável, bicicletas compartilhadas por toda parte, sistema de metrô funcional e barato, engarrafamentos gigantescos, instalações elétricas caóticas, inúmeras câmeras de segurança, multidões. Um verdadeiro paraíso para uma fotógrafa.

Escolhi alguns retratos de Xangai para publicar hoje. São apenas algumas nuances de uma das cidades mais interessantes que já visitei mundo afora.

A torre Shanghai Oriental Pearl Tower está localizada no bairro de Pudong, e provavelmente, é um dos cartões postais mais fotografados do país. Com 468 metros de altura, ela é a sexta torre de TV e rádio mais alta do mundo. Principalmente à noite, quando a cidade fica toda iluminada, ela atrai milhares de visitantes, que ficam à beira do rio, no Bund, para observar e fotografar essa construção magnífica.

O jardim Yu Garden ou Yuyuan Garden foi construído em 1559, durante a Dinastia Ming. O jardim sofreu vários danos durante o século XIX e, após sua última grande reforma, foi aberto ao público em 1961, sendo declarado monumento nacional em 1982.

Yu Garden.

Uma cidade cheia de contrastes.

Templo de Jing’an ao lado de prédios modernos.

Cenas da cidade além do turismo.

A Mansão Wukang é um edifício histórico situado na Concessão Francesa, bairro muito popular entre os influenciadores digitais chineses. Construído em 1924, foi residência de celebridades e cenário de filmes.

O espetáculo da cidade iluminada.

Os edifícios de Pudong são famosos mundo afora.

Shanghai World Financial Center e Jin Mao
Tower.

Xangai e suas multidões.

Foto de Bruna Linares
Foto de Bruna Linares
Todas as fotografias são de Claudia Bömmels. Exceções: as fotos especificadas como de autoria de Bruna Linares, assim como as fotos históricas publicadas na Wikipedia.
Tags , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Claudia Bömmels

Claudia Bömmels é fotógrafa, contadora de histórias, viajante e editora da Brasileiros Mundo Afora. Atualmente ela mora em Nanjing na China.

Os comentários estão desativados.