A arte da mesa posta: além da decoração

Antes de falar sobre um dos meus temas atuais preferidos quero me apresentar a vocês.

Meu nome é Giovana Pizzolito, tenho 49 anos, nasci no Rio de Janeiro e cresci no interior de São Paulo. Eu sou formada em Administração de Empresas, casada e tenho dois filhos. Após passarmos uma temporada na Alemanha, nos mudamos para a China, onde moro há 10 anos. Eu sempre me interessei por decoração, mas essa facilidade de encontrar produtos com uma variedade incrível aqui na China, me inspirou a explorar mais o tema “mesa posta”, nome que também dei para o meu pequeno negócio. A mesa posta nada mais é do que a organização de pratos, talheres, copos e acessórios sobre a mesa para uma determinada refeição ou ocasião.

Geralmente, eu crio uma mesa nova por semana, fotografo e publico nas redes sociais e grupos do Wechat e WhatsApp. Muitas pessoas já me falaram que, através do meu trabalho, elas perceberam como é importante montar uma mesa bonita para a família e não somente para visitas. Hoje em dia, vivemos todos ocupados e extremamente vidrados nos computadores e celulares. Na correria do dia-a-dia, muitas vezes, cada um come em horários diferentes. Sentar-se à mesa juntos tornou-se algo raro em muitas famílias. Me emociona receber mensagens de pessoas que se inspiraram na minha arte, resgatando esse hábito, de estarem juntas à mesa.

Segundo a Bíblia, em diversos momentos, Jesus ministrou lições valiosas para os seus discípulos ao redor da mesa. Hoje, muitas comemorações religiosas têm como ponto central a refeição em família: a ceia de Natal, o almoço da Páscoa cristã ou a Páscoa judaica, que é inaugurada com o Sêder, um jantar no qual as famílias reúnem-se para relembrar e celebrar a libertação do povo hebreu, entre outras festividades. Antigamente, a mesa era onde a família se reunia e, ainda hoje, ela deveria ser muito mais do que apenas uma peça do mobiliário da casa.

Aprender sobre as regras básicas e etiquetas de como se deve montar uma mesa é algo muito interessante. Mas o meu maior objetivo é que as pessoas entendam o verdadeiro sentido da mesa em nossos lares.

Mesa posta, para mim, não é somente sobre louças e toalhas, talheres e guardanapos chiques. É sobre criar o hábito de se ter a mesa como ponto de encontro da família, proporcionando um ambiente de segurança e amor, para que cada um possa compartilhar as aventuras e problemas do seu dia-a-dia. A arte de pôr uma mesa bonita ajuda muito nesse processo, podendo ser transformador!

Você não precisa ter louças chiques ou elaborar uma mesa posta todos os dias. Tente oferecer uma mesa bonita à sua família, uma vez por semana, e depois me conte sobre os resultados!

Você me encontra no Instagram no perfil @mesaposta_gpizzolito Aguardo você por lá.

No meu próximo artigo falarei sobre as regras básicas para se pôr uma mesa fácil, prática e sofisticada para as festas de fim de ano.

Abraços e até breve!

Giovanna Pizzolito

Tags , , , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Claudia Bömmels

Claudia Bömmels é fotógrafa, contadora de histórias, viajante e editora da Brasileiros Mundo Afora. Atualmente ela mora em Nanjing na China.

Os comentários estão desativados.