“Eu vivo o meu sonho”

 


Foi impossível passar pela nova edição da revista alemã stern sem leva-la para casa. Um homem com lindos olhos azuis, sorri da capa para mim. Em baixo a legenda: “Eu vivo o meu sonho”. Folheando a revista descubro que trata-se de um alemão, Jörg, ex-modelo, ex-diretor criativo, casado com uma  brasileira igualmente bela. Ambos vivem no nordeste do Brasil e abrirão uma pensão, construída com padrões sustentáveis, em novembro de 2013. É a realização de um sonho. Resultado de um trabalho duro. Fruto de muita coragem.
A reportagem conta outras histórias de pessoas que resolveram dar uma reviravolta na vida. Nenhuma delas fala que foi fácil. Novos caminhos tomados, que significaram mudanças drásticas, como sair de um emprego promissor, se divorciar, assumir uma nova sexualidade, mudar de país. “ Fazer um sonho tornar-se realidade é possível, mas significa coragem, trabalho e perseverança.

No texto, psicólogos falam dos vários “eus” que temos dentro de nós. O eu que quer segurança e odeia grandes mudanças e o eu que sonha, que quer seguir em frente, evoluir, descobrir novos caminhos. Falam também sobre a importância de se achar o equilíbrio entre eles, para ser feliz.

Em breve faço 40 anos e quase a metade deles vivo fora do Brasil. Nesse meio tempo eu e os meus “eus” nos conhecemos muito bem e já nos demos o luxo de tornar realidade alguns sonhos. Um deles era morar no exterior, trabalhar em um banco suiço, ter uma carreira bem sucedida.

Outro sonho realizado, foi o de ser autônoma, designer de jóias. Tanto um como outro exigiram coragem. Foi preciso deixar pra trás em ambas as vezes um terreno seguro, conhecido, para se aventurar por novos mares, deixando ao longo do caminho algumas pessoas queridas sem compreender essa necessidade de mudança.

Depois de quase 10 anos, final de 2011 eu tive que reconhecer, com muito pesar, que eu e as joias já não tínhamos mais muito em comum. A inspiracão e o amor necessários para se fazer um trabalho criativo, foram-se. Provavelmente, como em qualquer outro relacionamento que chega ao final, o fim do nosso também não aconteceu do dia pra noite. Mas aconteceu e às vezes é preciso também ter coragem para dizer adeus.

Lendo essas histórias de vida na revista stern, eu me identifiquei muito com todas e admiro cada uma dessas pessoas: o executivo da Microsoft, que hoje vive nas montanhas alemãs e tem um hostel para esquiadores e praticantes de trekking; a enfermeira que trabalha com os Médicos sem Fronteiras ou a publicitária que vive hoje na Suécia e oferece passeios com trenós puxados por cachorros. São histórias de trabalho, de sacrifícios, de acertos e de erros, mas principalmente de realização pessoal e de felicidade. São histórias inspiradoras, mas enquanto as leio, sinto-me como se estivesse agora fazendo o caminho inverso.

Meu sonho hoje é o de embarcar no mercado de trabalho alemão. A grande aventura pra mim, não é deixar tudo pra trás e sim encontrar um emprego que me preencha e que se encaixe na minha vida (feliz) aqui na Alemanha. E porque não financiar com esse emrpego um sonho maior, que é o de tornar esta revista mais conhecida e querida mundo afora?

Chego a conclusão de que nem todo sonho precisa ser exótico, inovador ou trazer mudanças radicais para a vida.

Jörg, o bonitão da capa da revista agora já meio amassada, ainda sorri para mim. Ele tem 44 anos, já foi modelo, diretor criativo e hoje tem uma pensão no Brasil. Ele vive o seu sonho. Eu estou em busca do meu. Estou tentando não me intimidar com as infinitas possibilidades que a vida moderna me oferece, sugerindo que eu posso ser o que eu quiser. Será?

Eu retribuo o sorriso e guardo na gaveta. A revista, não o sonho.

Bjs

Claudia 

Qual é o seu grande sonho? Compartilhe conosco!

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Claudia Bömmels

Claudia Bömmels é fotógrafa, contadora de histórias, viajante e editora da Brasileiros Mundo Afora. Atualmente ela mora em Nanjing na China.

10 respostas para “Eu vivo o meu sonho”

  1. Claudia diz:

    Oi Renato obrigada pela visita e por compartilhar a sua história. Eu também te desejo sucesso na sua procura e não deixe de dar notícias qdo conseguir um que te faça feliz. Bjs de Berlim Claudia

    [email protected]

  2. Claudia
    Me identifiquei muito com esse post. Um pouco mais de 4 anos atrás eu era professor de matemática em SP sonhando em viver no exterior. Uma visita aos EUA em 2008, depois de 15 anos que estive no país, me fez voltar a sonhar em morar fora do Brasil. Apliquei para mestrado em matemática em uma universidade nos EUA e não fui aceito por que meu bacharel no Brasil não era matemática. Hoje dou graças a Deus que não fui aceito, porque aque "não" fez com que não me restasse alternativa a não ser fazer o que sempre achei que tinha aptidão. Arquitetura e Design. Foi um caminho duro…até faxina eu fiz pra ajudar nas despesas com o curso. Há dois meses me formei e estou trabalhando por conta em dois projetos. Um em Miami e outro em Naples e assim como você procurando um emprego.
    Desejo a você muita sorte na procura do emprego e não se sinta mal por seu amor as jóias ter diminuído. Segundo minha terapeuta, uma pessoa não pode ficar mais que 7-10 anos fazendo a mesma coisa e continuar feliz. Aceitar que temos este ciclo e que no final do cicle precisamos mudar ou evoluir é a melhor coisa a fazer.
    Um beijão!

    Renato

  3. Claudia diz:

    Oi Letícia, obrigada pela visita! Viena é lindíssima! Bjs

  4. Conheci seu blog hoje e adorei, Cláudia! Como também moro no exterior (Viena), eu e "meus eus" nos identificamos com cada palavra escrita. 🙂
    Ótimo texto!
    Beijos

  5. Claudia diz:

    Obrigada vc, pela visita! Bjs

  6. Erika diz:

    Belíssimo. As palavras, as interpretações, as confissões. Partilho com você a importâncias dos sonhos ! Obrigada pelo post !

  7. Anônimo diz:

    oba! sonhar é muito bom. estou curiosa pra saber. qdo voltar das férias me conte tudo. bom comeco de trabalho! beijocas

  8. adorei mana…e que vontade de sonhar me deu agora…alias começou hoje no aquafit hahaha. Depois te conto. Beijo! Beijao e…bons sonhos! beijo de eu a mana

  9. Claudia diz:

    Oi Camila, obrigada pela visita por aqui. Lembrei tanto de vc lendo a revista!!! E depois escrevendo o post. Já encomendei o livro que vc me recomendou :o)

    Bjs de volta

  10. AHHHHHHHHH!!!! Que lindo, Claudia! Lindo post, sincero! Tenho certeza que muita gente ira se identificar. parabens! tenho certeza absoluta que você vai realizar seu sonho. Beijo grande, Camila