Harbin, cidade do gelo na China

Frio é pouco para descrever o mundo gelado e impressionante de Harbin.

Harbin é um espetáculo de cidade! Com 10 milhões de habitantes, Harbin fica situada no noroeste da China, na província de Heilongjiang. Sua localização perto da Sibéria faz com que a temperatura média diária no inverno seja de menos 19 graus. Tão gelado como o seu freezer! Quando estivemos lá a temperatura mais baixa que vivenciamos foi de menos 28 graus e até mesmo os cílios congelam… e quase todo o resto também.

Cílios congelados em Harbin

Apesar desse frio todo, Harbin é única! Passear em cima de um rio totalmente congelado, onde circulam carros(!), visitar o Festival Internacional de Escultura em Gelo e Neve de Harbin ou o “mundo russo” Volga Manor ou mesmo somente vagar pela rua de pedestres, com suas esculturas de gelo ao ar livre, é uma experiência única.

Mundo russo Volga Manor: paraíso para fotógrafos.
O parque temático Volga Manor fica a cerca de uma hora de carro do centro de Harbin.

Pela sua proximidade da Rússia, é impossível não se ver a influência desse país na cidade de Harbin e região. As placas são escritas em russo e mandarim e a arquitetura russa está muito presente no centro da cidade. Um dos símbolos da cidade é a Catedral Ortodoxa Russa de Santa Sofia.

Apelidada de “Cidade do Gelo”, devido ao seu inverno extremamente frio, Harbin é decorada por vários estilos de esculturas de gelo e neve de dezembro a março de cada ano.

A grandiosidade das verdadeiras obras de arte é de tirar o fôlego. Para curtir bem, é imprescindível levar roupas e sapatos adequados para temperaturas abaixo de 40 graus. Muitas baterias de celulares e camêras não aguentam o frio e descarregam com facilidade. Apesar ser de algo temporário, já que voltam a funcionar normalmente quando se aquecem, é recomendável que se leve proteção adequada. Exatamente na hora de pedir um taxi, a minha batéria morreu. Complicado em um lugar onde não se fala a língua e é terrivelmente gelado.

O Festival Internacional de Escultura em Gelo e Neve de Harbin é realizado anualmente desde 1985. Embora a data oficial seja início de janeiro de cada ano, na prática, muitas das esculturas podem ser vistas antes. Há duas áreas de exposições principais: Sun Island ou Tai Yang Dao e o Ice and Snow World.

As enormes esculturas de neve na Sun Island ou Tai Yang Dao, no lado oposto do Rio Songhua da cidade. As esculturas feitas em neve são de impressionante tamanho e detalhes. Eu recomendo ir pela manhã, quando o movimento é menor.

O tamanho das esculturas é algo que impressiona em Harbin!

O Ice and Snow World apresenta edifícios iluminados em tamanho real feitos de blocos de gelo cristalino, retirados diretamente do rio Songhua, que atravessa Harbin. As obras de arte são feitas por cerca de 15.000 pessoas durante 16 dias. São utilizados cerca de 120.000 metros cúbicos de blocos de gelo como matéria-prima para este show. O Ice and Snow World, que funciona todas as noites com as luzes acesas, iluminando as esculturas por dentro e por fora. Eu recomendo ir às 15:00 para curtir o local de dia, ao anoitecer e a noite. Simplesmente espetacular!

Trabalhadores esculpindo no centro da cidade.

O festival de Harbin é um dos quatro maiores festivais de gelo e neve do mundo, junto com o Festival de Neve Sapporo do Japão, o Carnaval de Inverno de Quebec, no Canadá, e o Festival de Esqui Holmenkollen da Noruega.

Prometi muito dizendo que Harbin é sensacional?

© Todas as fotos são de autoria de Claudia Boemmels. Quer compartilhar? Não esqueça dos créditos @claudia.boemmels Obrigada!

Tags , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Claudia Bömmels

Claudia Bömmels é fotógrafa, contadora de histórias, viajante e editora da Brasileiros Mundo Afora. Atualmente ela mora em Nanjing na China.

Os comentários estão desativados.