Evelyn Marques ao vivo e a cores – China


Evelyn Barboza Marques tem 32 anos e é natural de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. Ela é produtora de conteúdo, live streamer e estrategista de marketing, morando na China com o marido Marcio desde 2015. A seguir Evelyn fala sobre seu trabalho no país e dá dicas para quem quer seguir o mesmo caminho. Confira!

Evelyn e sue cachorro Muffin ilustrando a nova edição da Brasileiros Mundo Afora

“Sempre fui apaixonada por moda e comunicação. Aos 22 anos me formei em negócios da moda e por muitos anos trabalhei como visual merchandising* no Brasil. Quando mudei para China sabia que o desafio de me recolocar no mercado de trabalho seria grande, teria que me reinventar. E foi o que aconteceu.

Em três meses aprendi inglês sozinha, porque vi a necessidade de dominar o idioma, caso eu quisesse estar mais presente no mercado da moda. Comecei a me envolver nos eventos da cidade onde eu morava, Changsha na província de Hunan. Aos poucos fui ficando conhecida e passei a ser convidada para diversos eventos, dentre eles um workshop de moda e estilo, do qual fui palestrante. Hoje moro na cidade de Changzhou.

Confesso que não sou uma pessoa muito interativa e essa foi (e tem sido) a parte mais desafiadora da minha carreira. A China oferece infinitas oportunidades, mas é necessario estarmos abertos à elas. Comunicação, interação e networking são essenciais! Foram esses os fatores decisivos para minha carreira mudar totalmente de rumo, quando em 2018 comecei a trabalhar com mídias digitais. Atualmente, além das minhas redes sociais pessoais, também tenho conteúdo compartilhado no @aliexpressb e Tmall .

A China é um país de bilhões de habitantes, mas na área que eu atuo todo mundo conhece todo mundo, logo se meu trabalho está sendo bem feito, novas oportunidades continuarão surgindo. A presença digital é levada muito a sério por aqui. “Quem não é visto não é lembrado!”, algo que funciona ao pé da letra na China. Você deve marcar presença!

Rotina de trabalho

Em dias típicos eu costumo iniciar meu dia as 7:45 da manhã, minhas lives (apresentações ao vivo) no Aliexpress acontecem todos os dias de segunda a sexta-feira no mesmo horário. Quando finalizo a live, que tem duração de uma hora, normalmente escolho tirar um tempo livre para mim, para descansar e refrescar minha mente. Atualmente trabalho em quatro diferentes empregos e preciso sempre manter a minha mente apurada e criativa. Incorporar pausas na rotina de trabalho é muito importante. A tarde trabalho no meu escritório em casa, meu home office, e fico por lá no mínimo até às 19:00 horas, não vejo a hora passar!

Minha agenda de trabalho é feita a cada início de semana, pois não consigo me planejar com muita antecendência. A dinâmica de trabalho aqui na China é extremamente acelerada e imprevisível, exigindo flexibilidade e paciência.

Em dias comuns costumo separar meus afazeres para não ficar sobrecarregada, sempre respeitando meu humor e direcionamento criativo do dia. Dois dias da semana são voltados para criação de conteúdo, fotos e vídeos. Outros dois são focados nos trabalhos mais teóricos como fazer planilhas, análises de performance, treinamentos e reuniões. E finalmente um dia da semana eu deixo livre, aberto para possíveis imprevistos.

Quando preciso viajar a rotina muda completamente. Se é uma viagem a trabalho meu celular é meu melhor amigo e consigo resolver praticamente tudo através dele. Se a viagem é por diversão, uma folga, eu aviso meus colegas, com os quais trabalho diretamente, que estarei disponível somente em caso de urgência. É extremante importante que eu mantenha essa linha, separando o mundo profissional do pessoal, caso contrário as mensagens de trabalho não cessam e isso é muito exaustivo.

Os famosos recebidos

Os recebidos acontecem com muita frequência, porém nem sempre ficam conosco. Algumas vezes após fazermos a resenha do produto, temos que envia-lo de volta. E claro que nem sempre gostamos dos produtos recebidos, mas, no meu caso, eu costumo focar nos pontos positivos de cada item, quando preciso fazer um vídeo ou foto para ser publicado.

Um detalhe importante a ressaltar é que normalmente quando as marcas nos enviam os produtos e estamos sendo pagos para divulga-los, o “recebido” já vem com alguns pré-requisitos e antes de criarmos o conteúdo precisamos mandar o script para aprovação dos clientes. É bem trabalhoso.

Trabalho com a Aliexpress e Tmall

Meu trabalho com o Aliexpress surgiu em março do ano passado na época que meu marido estava iniciando um tratamento contra o câncer. Costumo dizer que o Aliexpress ajudou muito a manter minha mente sã durante os seis meses de tratamento que o Marcio enfrentou.

Eu criei um laço muito forte com a empresa, afinal o Aliexpress foi o responsável pelo início da minha empreitada no mercado digital. Durante esse um ano e meio vi a minha carreira evoluir e seguir um rumo que eu nem imaginava que existisse.

Atualmente eu tenho duas funções no Aliexpress Brasil. Sou live streamer e responsável por dar início ao projeto de lives para o mercado brasileiro e hoje apresento lives diariamente. Também atuo como estrategista de marketing. Trabalho com o time que lidera o projeto de lives para o Brasil, analiso performances, mercado e crio estratégias de marketing e conteúdo. Posso afirmar que o ritmo de trabalho é pesado, mas ter a oportunidade de trabalhar com essa gigante do e-commerce não tem preço!

Para o Tmall trabalho como criadora de conteúdo e sou lider de um time de onze pessoas que fazem live streaming .

Dicas para quem quer começar a mesma carreira

É engraçado pensar que há dez anos eu tinha certeza de que seguiria minha carreira como visual merchandising no mundo do varejo. Porém a vida realmente é feita de surpresas! E no meio do caminho mudei o rumo e além de encontrar uma nova carreira, encontrei também uma nova Evelyn, reinventada e cheia de novos sonhos.

É importante ter em mente, que nenhum caminho é simples, as coisas não acontecem da noite para o dia. O salário que eu ganho hoje definitivamente não é nada parecido com o que eu ganhava lá no início, em 2018. Mas o essencial é estarmos disponíveis para as oportunidades que aparecem!

“Eu costumo dizer que todos os dias devemos fazer algo que nos aproxime dos nossos sonhos e objetivos, mesmo que você dedique apenas 15 minutos do seu dia para isso. O importante é manter a constância, ser flexível, mas nunca desistir.”

Evelyn Marques

Trabalhar com mídias digitais é um trabalho super dinâmico, é imprescindível se manter sempre atualizado e ter uma forte presença nas plataformas, onde você se sente mais a vontade e confiante. Leia, leia muito! Esse meio é sedento por informação, trabalhar com comunicação não é só sobre se comunicar, é sobre saber como se comunicar e também ser fonte de informação e sabedoria. Você precisa inspirar pessoas! Como fazer isso? Encontrando o que te motiva. Você não precisa falar sobre tudo que acontece no mundo, você só precisa ser especialista no tópico que você for escolher para falar. Como ser especialista? Tendo paixão pelo assunto abordado. Eu amo o que eu faço e acho que esse é o maior segredo do meu sucesso. “

#DOWHATMOVESYOU

Acompanhe Evelyn nas redes sociais

Instagram: @evelynbmarques

Aliexpress: @aliexpressb

Tmall: @Tmall

Ver mais publicações da Evelyn diretamente na app do Aliexpress, onde ela conta com mais de 20 mil seguidores. Clique abaixo:

EvelynBMarques no #AliExppressFeed

Os outros amores de Evelyn

* O que faz um profissional de visual merchandising? Realiza a montagem de vitrine, interpretação e montagem de decoração para a vitrine, prepara produções de moda para exposição, adequação de iluminação para melhor exposição de produtos, realiza a elaboração de posicionamento de mobiliário e todo o suporte às lojas em suas necessidades de Visual Merchandising.


Tags , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Claudia Bömmels

Claudia Bömmels é fotógrafa, contadora de histórias, viajante e editora da Brasileiros Mundo Afora. Atualmente ela mora em Nanjing na China.

Os comentários estão desativados.