Despedida de solteira na Alemanha e Suiça

Quando eu saí do Braisl eu tinha 21 anos e nessa época somente uma das minhas melhores amigas já tinha se aventurado no casamento. Onde nós morávamos, era tradição fazer um Chá de Panelas para a noiva ao invés de uma despedida de solteira. Hoje em dia, muitas outras formas de comemoração tomaram o lugar do tradicional Chá de Panela, que também acontece paralelamente.
 “A princípio a despedida de solteiro era realizada apenas pelos homens enquanto a noiva fazia o chamado “chá de cozinha”, mas atualmente a história é bem diferente. As mulheres também realizam suas festas de despedida de solteira repletas de alegria e descontração em programas com as amigas, com jantares, clubes de mulheres e outras brincadeiras muito divertidas. O chá de lingerie também é uma pedida muito divertida.” Muitas dicas sobre como organizar a sua despedida de solteira inesquecícel você encontra aqui: Zankyou, inspiração e dicas para noivas conectadas.
Fato é, que aqui por essas bandas de cá, a maioria dos casais mora junto antes de casar-se, tornando o Chá de Panelas obsoleto. Não faz muito sentido receber mais talheres, louças e tigelas. Aqui na Alemanha eu não conheço ninguém que disse “sim” antes de juntar as tralhas e que não “tenha testado o automóvel“, antes leva-lo definitivamente para casa.
As despedidas de solteiros e solteiras aqui  acontecem de três formas:
Despedia de Solteira, somente com as amigas. Homens são proibídos, pelo menos os conhecidos ;o)
Despedida de Solteiro com os amigos. Proibida a presença da noiva. Já a de outras mulheres…
Despedida de Solteiros. Festa conjunta, conhecida como Polterabend. Os noivos comemoram os últimos dia de solterice em uma festa informal para os amigos. Nesse evento os noivos jogam porcelana no chão, quebrando a louça para que o casamento seja feliz.
Eu já vivenciei muitas despedidas de solteiras aqui na Alemanha. Algumas mais conservativas, outras mais ousadas. Todas bem divertidas!
A minha despedida da vida de solteira
A minha despedida foi muito legal. Primeiramente as minhas amigas me enfeitaram toda. Geralmente todas se vestem igual: todas de camisa branca e gravata, ou todas com orelhas de “coelhinhas” ;o)) etc.
Assim fomos para o centro da cidade onde eu tive que vender vários acessórios, como chocolates, camisinhas entre outros. Como essa tradição já é bem connhecida em Zurique, na Suiça, onde eu morava antes de me mudar para Berlim, a venda foi um sucesso. Com o dinheiro seguimos para um restaurante e depois para um bar de Karaoke. Durante o percurso, encontramos outras noivas e noivos. Nos sábados, a cidade antiga em Zurique é cheia de grupos de solteiros se “despedindo”. Aqui alguma fotos da minha despedida e um vídeo curtinho.

 

 

 

Outras despedidas legais:

 

 

 

Os rapazes gostam de comprar para os amigos que estão prestes a se casar, camisetas com dizeres engraçados como Das wars = Já era!

Você também teve um chá de panelas legal? Um chá de lingerie bacana? Ou uma despedida inesquecível? Compartilhe conosco e mande suas fotos até o dia 19. 06. para [email protected]

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Claudia Bömmels

Claudia Bömmels é fotógrafa, contadora de histórias, viajante e editora da Brasileiros Mundo Afora. Atualmente ela mora em Nanjing na China.

Uma resposta para Despedida de solteira na Alemanha e Suiça

  1. Sissi diz:

    Que legal sua despedida de solteira. Eu tive o chá de panela com as mulheres da familia. Tudo se torna mais fácil quando se tem uma familia gigante!