Lomografia: o jeito desacelerado de fotografar…

Nos anos noventa, eu me mudei do Brasil  para Zurique e quando nós íamos ao centro da cidade, um dos programas obrigatórios era fazer uma foto nas cabines “vintage” que ficavam perto da estação central. Nós temos inúmeros retratos desse tempo e as recordações de todo mundo se “espremer” dentro dessas cabines para fazer uma foto conjunta, são maravilhosas. 

Um belo dia, alguém decidiu que as cabines não rediam mais o suficiente e assim foram substituídas por outras modernas. Zurique já não é a mesma. Meu coração doeu e eu não conheço ninguém que não ficou triste por isso. Mas enfim, são os tempos modernos.
Ontem passeando por Berlim, nós encontramos uma dessas cabines e que festa!!! Pagamos os dois euros, nos apertamos na cabine, rimos muito e depois dos cliques esperamos 4 minutinhos para ver o resultado. Durante esse tempo de espera e ansiedade para ver como as fotos ficaram, eu entendi melhor os amantes da Lomografia,  cuja paixão é o filme analógico criativo e experimental.
Um outro dia, andando e me perdendo por Berlim, eu me deparei com uma vitrine cheia de câmeras coloridas, estilosas e diferentes, em uma rua nobre da cidade. Eu nunca imaginei que na era digital, as câmeras Lomo ainda fossem tao queridas!
A loja chama-se Lomography e tem filiais no mundo todo. Lomografia é a fotografia feita com uma câmera (analógica) Lomo, com alta sensibilidade, que proporciona cores vibrantes e saturadas, sem uso de flash. A ideia central da lomografia é nao se prender à técnicas, ser espontâneo e simplesmente clicar. Hoje, a comunidade de lomógrafos, cuja paixão é o filme analógico criativo e experimental, é incontável, ganhando novos membros, curiosos e entusiastas, todos os dias mundo afora.
A gerente geral da Lomography Germany, Melanie Tönnies nos fala sobre a fascinação dessa técnica, sobre a firma Lomography e sobre os produtos coloridos e diferentes que me chamaram tanto à atenção.

Para ler a matéria completa é só clicar aqui: Lomografia: o jeito desacelerado de fotografar…

E surfando por aí, encontrei uma entrevista do Ducs para a Lomography do Brasil, clica aqui para ler tudo: O Blogueiro brasileiro Daniel Duclos em Amsterdam com a La Sardina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Claudia Bömmels

Claudia Bömmels é fotógrafa, contadora de histórias, viajante e editora da Brasileiros Mundo Afora. Atualmente ela mora em Nanjing na China.

Os comentários estão desativados.