O Círio em Marabá |
Quem bordou o manto esse ano |
No final de semana passado, aconteceu o Círio na cidade de Marabá no Pará, onde eu cresci.
O primeiro Círio de Nossa Senhora de Nazaré foi realizado na cidade de Marabá no ano de 1980. A Romaria foi organizada pela irmã Maria das Neves, que veio a falecer em julho de 1996. A cada ano vem crescendo o número de devotos que vem prestar homenagem à Virgem de Nazaré. A procissão faz um trajeto de aproximadamente 08 (oito) km, com saída da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro até o Santuário Nossa Senhora de Nazaré com duração média de cinco horas.
O Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Marabá acontece sempre no terceiro domingo de outubro e reúne mais de 150 (cento e cinquenta) mil fiéis em uma grande procissão de fé e devoção a Nossa Senhora.
Minha tia tem uma imagem de Nossa Senhora e borda todos os anos um novo manto para a Santa.O manto é mais um dos símbolos da Festa de Nazaré. A cada procissão, há sempre um novo manto envolvendo a figura de Nossa Senhora. O manto da imagem nas fotografias, foi bordado em conjunto por minha bisavó (de 91 anos!), minha mãe e minha tia.
Após a procissão, acontece o tradicional almoço com a família, realizado no mesmo domingo, como um ato de comunhão. Os pratos que não podem faltar são o pato no tucupi, tradicional prato da culinária paraense, acompanhado de arroz branco, e a Maniçoba, também tradicional item da culinária da região. Sinto saudades de todos os pratos e principalmente de comemorar com a família.
O manto é um dos símbolos da Festa de Nazaré. A cada procissão, há sempre um novo manto envolvendo Nossa Senhora. |
Procissão fluvial |
Tradição no Círio: As crianças, tradicionalmente vestidas de anjos. Fonte: Wikipedia |
Faz parte dos símbolos do Círio: A berlinda, que leva a imagem da Santa. Fonte: ww.ciriodenazaremaraba.com |
O site oficial do evento: www.ciriodenazaremaraba.com
Obrigada à minha mãe, Ana Maria Sampaio Müller, que fotografou o Círio de Marabá para a Brasileiros Mundo Afora. Através dos “Apps”, “Books” e tantas outras maravilhas técnológicas, foi possível para mim participar de alguma forma dessa festa tradicional, mesmo daqui do outro lado do mundo. A vida de expatriado e das suas famílias que moram no Brasil é um eterno desafio: sentirmo-nos próximos, sem precisarmos estar juntos fisicamente.
Fique por dentro!
:o) Obrigada por passar por aqui. Bjs
Um dia ainda quero participar da Procissao do Cirio.