Círio em Marabá
O Círio em Marabá
Realizado em Belém do Pará há mais de dois séculos, o Círio de Nazaré é uma das maiores e mais belas procissões católicas do Brasil e do mundo. Reúne, anualmente, cerca de dois milhões de romeiros numa caminhada de fé pelas ruas da capital do Estado, em um espetáculo grandioso em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, a mãe de Jesus.
O termo “Círio” tem origem na palavra latina “cereus” (de cera), que significa vela grande de cera. Por ser a principal oferta dos fiéis nas procissões em Portugal, com o tempo passou a ser sinônimo da procissão de Nazaré aqui Belém e de muitas outras pelas cidades do interior do Pará. 
Quem bordou o manto esse ano

No final de semana passado, aconteceu o Círio na cidade de Marabá no Pará, onde eu cresci.

O primeiro Círio de Nossa Senhora de Nazaré foi realizado na cidade de Marabá no ano de 1980. A Romaria foi organizada pela irmã Maria das Neves, que veio a falecer em julho de 1996. A cada ano vem crescendo o número de devotos que vem prestar homenagem à Virgem de Nazaré. A procissão faz um trajeto de aproximadamente 08 (oito) km, com saída da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro  até o Santuário Nossa Senhora de Nazaré  com duração média de cinco horas.

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Marabá acontece sempre no terceiro domingo de outubro e reúne mais de 150 (cento e cinquenta) mil fiéis em uma grande procissão de fé e devoção a Nossa Senhora.

Minha tia tem uma imagem de Nossa Senhora e borda todos os anos um novo manto para a Santa.O manto é mais um dos símbolos da Festa de Nazaré. A cada procissão, há sempre um novo manto envolvendo a figura de Nossa Senhora. O manto da imagem nas fotografias, foi bordado em conjunto por minha bisavó (de 91 anos!), minha mãe e minha tia.

Após a procissão, acontece o tradicional almoço com a família, realizado no mesmo domingo, como um ato de comunhão. Os pratos que não podem faltar são o pato no tucupi, tradicional prato da culinária paraense, acompanhado de arroz branco, e a Maniçoba, também tradicional item da culinária da região. Sinto saudades de todos os pratos e principalmente de comemorar com a família.

Minha mãe esteve presente e documentou o evento com lindas fotos. Esse foi o Círio 2014 em Marabá.
 

 

Círio em Marabá
O manto é  um dos símbolos da Festa de Nazaré. A cada procissão, há sempre um novo manto envolvendo Nossa Senhora.

Círio em Marabá
A corda, espaço de pagamento de promessas dos romeiros.
Círio em Marabá
Círio em Marabá
Procissão fluvial
Círio em Marabá
   
As crianças, tradicionalmente vestidas de anjos
Tradição no Círio: As crianças, tradicionalmente vestidas de anjos. Fonte: Wikipedia

Faz parte dos símbolos do Círio: A berlinda, que leva a imagem da Santa. Fonte: ww.ciriodenazaremaraba.com
Fonte: ww.ciriodenazaremaraba.com
Como todas as festas populares mundo afora, aqui também não faltaram as barraquinhas de comida e outros produtos.
 
Cirio em Marabá
Cirio em Marabá

 O site oficial do evento: www.ciriodenazaremaraba.com

Obrigada à minha mãe, Ana Maria Sampaio Müller, que fotografou o Círio de Marabá para a Brasileiros Mundo Afora. Através dos “Apps”, “Books” e tantas outras maravilhas técnológicas, foi possível para mim participar de alguma forma dessa festa tradicional, mesmo daqui do outro lado do mundo. A vida de expatriado e das suas famílias que moram no Brasil é um eterno desafio: sentirmo-nos próximos, sem precisarmos estar juntos fisicamente.



 Fique por dentro!

Você quer receber nossas atualizações? Assine nossa Newsletter e faça o download gratuito da nossa nova revista Brasileiros Mundo Afora. Não se preocupe: nós nunca vamos passar o seu e-mail para terceiros, nem vamos encher a sua caixa postal de propaganda. O nosso objetivo principal é compartilhar conteúdo excelente. Se você não gostar pode sair a hora que quiser. Mais Informações aqui: NEWSLETTER