Não me pergunte que tempo vai fazer amanhã

Brasileira na Alemanha

Eu não sei se a (des)preocupação com a metereologia é uma característica do brasileiro, ou das pessoas do norte do Brasil onde eu cresci, ou mesmo uma peculiaridade da minha família. Fato é que eu sou a pessoa mais desinformada no que diz respeito à previsão do tempo. Vai chover? Fazer sol? Neve? Nevasca? Não me pergunte, porque eu tenho reposta pra quase tudo, menos para que tempo vai fazer amanhã.

Quem mora em países com inverno rigoroso como a Alemanha, sabe como os locais são ligados em metereologia. Qual tempo vai fazer amanhã é um assunto muito comum entre eles. Todo mundo sabe se amanhã vai chover… menos eu. Um assunto muito cultivado aqui na Alemanha é reclamar sobre a chuva constante, a neve que não vai embora ou o sol quente demais. Afinal, parece que reclamar, seja do que for, faz mesmo parte da natureza humana. São Pedro coitado, parece não agradar nem gregos, nem troianos e muito menos os alemães.

Eu vivo há quase vinte anos fora no Brasil e continuo sendo aquela que cresceu em Belém, uma cidade onde se marca um encontro ou antes ou depois da chuva. E aqui estou eu hoje, passando as férias da primavera em uma região lindíssima alemã, chamada Schwarzwald. Tudo está perfeito: o hotel é uma gracinha, com piscina especial para criancas, parquinho com todos os apetrechos que mães e filhos gostam, boliche, um restaurante rústico que eu adoro e sauna! Só tem um porém: a querida primavera ainda não apareceu por aqui. O hotel está literalmente mergulhado em neve. Linda, paisagem fantástica, contraste fascinante de neve e sol. Eu penso por um curto momento: se eu tivesse me informado melhor sobre o tempo! Para logo depois pensar que se eu soubesse que fosse nevar tanto, talvez eu não tivesse vindo pra cá e estaria perdendo muito!

Eu não sei se esse jeito de lidar com a situação é uma característica do brasileiro, ou das pessoas do norte do Brasil onde eu cresci, ou mesmo uma peculiaridade da minha família. Só sei dizer que eu vim pra cá procurando a primavera, encontrei meu velho amigo inverno, vou me divertir de qualquer jeito e provavelmente reclamar também. Pô, sou humana!

Só não me pergunte que tempo vai fazer amanhã… não tenho a menor ideia.

Bjs

Claudia

Brasileira na Alemanha2
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Claudia Bömmels

Claudia Bömmels é fotógrafa, contadora de histórias, viajante e editora da Brasileiros Mundo Afora. Atualmente ela mora em Nanjing na China.

2 respostas para Não me pergunte que tempo vai fazer amanhã

  1. Claudia diz:

    Sissi, fico me perguntando qdo vou poder colocar as minhas pernocas de fora ;o)) Por aqui ainda frrrio, mas sem neve :o)

  2. Sissi diz:

    Eu tambem nao….rsrsrsrs….Se o poder do estado de cada país nao tomar providencias, o mundo vai ficar assim, louco louco….até um dia acabar.