Tradições de Natal

Fotos: Divulgação DEPOT

Hoje falaremos um pouco sobre o Natal na Alemanha, uma festa cheia de simbolismos e tradições. Esta é provavelmente a data mais esperada do ano pelas crianças, que se envolvem de forma muito ativa na preparação da festa. Seja decorando biscoitos ou criando presentinhos no melhor estilo “faça você mesmo”. Na noite de Natal é comum elas apresentarem peças de teatro, recitarem versos e a família inteira cantar músicas natalinas. A compra e decoração da árvore é um evento a parte. Algo que não pode faltar é a coroa do Advento, que pode ser decorada em diversos estilos, mas as quatro velas que simbolizam as semanas que antecedem o Natal são fundamentais. No primeiro domingo do Advento acende-se uma das velas e durante aquela semana a mesma vela será acesa diariamente. No segundo domingo acende-se a primeira e a segunda vela e assim por diante até a chegada do dia da celebração do nascimento de Jesus.

Outra tradição interessante é o calendário do Advento, introduzido pelos luteranos alemães no começo do século XIX. A contagem regressiva para o Natal era feita com um simples risco de giz na porta a cada dia, começando em primeiro de dezembro. Algumas famílias marcavam os dias colocando as velas em uma estrutura, conhecida como relógio do Advento, e acendendo diariamente uma nova vela, até o dia 24 de dezembro. Muitas pessoas seguem o costume da contagem de dias até o Natal, usando esses calendários. Existe uma quantidade enorme de modelos disponíveis, com brinquedos, chocolates e até mesmo alguns com diferentes cervejas! Essa época do ano também é a oportunidade perfeita para quem gosta de ser criativo. Muitas pessoas fazem seu calendário do Advento em casa de madeira, papel ou tecido. Cada dia é representado por uma gaveta, saquinho ou caixinha e preenchido com presentes, mensagens ou orações. Não existe limite para a fantasia!

“Ano passado, eu comprei um calendário pronto e coloquei alguns presentes e bilhetinhos dentro, permitindo que meu filho vivenciasse coisas que normalmente não pode fazer, como, por exemplo, comer uma sobremesa antes do jantar.”, nos conta Danielly Meier. Ela é de Porto Alegre, trabalha como professora de inglês e literatura de língua inglesa na Suíça, onde mora com a família.

Todos os anos eu preparo calendários para os meus filhos com presentes simples que custam muitas vezes somente centavos. O objetivo não é encher a criança de presentes, mas ensina-la divertidamente a esperar o Natal.

Se animou para fazer um calendário do Advento? Deixo aqui algumas ideias para você.

 
 Divulgação DEPOT 2014

Todos os calendários e coroas de Advento acima matéria, foram produzidos com materiais da loja DEPOT. Filiais em toda a Alemanha e Suíça. www.depot-online.com Obrigada a loja DEPOT por nos ceder as fotografias.

 

Mil ideias no Pinterest:

http://www.pinterest.com/O calendário do Advento - uma tradição alemã conquista a Europa/calend%C3%A1rio-do-advento-adventskalender-/

Artigo originalmente publicado em 2014.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Claudia Bömmels

Claudia Bömmels é fotógrafa, contadora de histórias, viajante e editora da Brasileiros Mundo Afora. Atualmente ela mora em Nanjing na China.

Os comentários estão desativados.