Cadeados do amor pelo mundo by Claudia Bömmels

“Mural” para os cadeados do amor na Casa da Julieta em Verona

Eu não sei se essa moda já chegou no Brasil, mas o certo é que cada vez mais apaixonados pelo mundo inteiro aderem à essa tradição extremamente romântica! Na minha humilde opinião, os cadeados enfeiam bastante as pontes das cidades, mesmo assim o meu lado de Julieta não resisitiu:

A minha irmã se casou ano passado e um dos meus presentes para os noivos foi um cadeado do amor que eu mesma gravei. Eles levaram para a sua viagem volta ao mundo e passando por Paris deixaram lá o seu simbolo de amor jogando as chaves no rio Sena.

Já me perguntaram se eu mesma tenho um cadeado do amor. E resposta é…. Não ;o)

Hoje não sabe-se bem a origem dessa tradição; muitos dizem que os primeiros “Lucchetti d´amore” – cadeados do amor – surgiram na Itália. E funciona assim:

Casais apaixonados geralmente mandam gravar ou escrever os seu nomes em um cadeado. Este é colocado e trancado em uma ponte. A chaves são lançadas no rio com as palavras “per sempre” – para sempre, simbolizando assim a imortalidade desse amor. Como o Jornal de Notícias de Portugal escreve ” O gesto não é mais do que uma revolucionária e pública troca de alianças, um compromisso para toda a vida.”

Em Malta moda está chegando aos poucos, na foto à seguir o The Point Shopping Mall em Sliema – Malta.

https://www.facebook.com/DanielleCassarPhotography

Mas não é todo mundo que está feliz com isso tudo…

“Em Florença, na Ponte Vecchio, a colocação de cadeados é proibida, mas ainda há quem se arrisque a pagar uma multa de cinquenta euros. Em Paris, na Ponte das Artes, desapareceram perto de dois mil cadeados. O remoção criou polémica e a câmara negou tê-los removido, apontando culpas aos ladrões de metal. Enquanto uns se opõem, outros aproveitam a moda do “turismo do cadeado”.

Em Moscou há árvores de ferro na ponte Luzhkov destinadas à colocação de cadeados.

Moscou
Köln – Colônia

Na cidade americana de Lovelock há uma praça para os apaixonados fazerem estas juras metálicas. Em Köln – Colônia – na Alemanha a ponte Hohenzollernbrucke já tem mais de 40 mil cadeados.”

E Verona na Itália encontrou uma ótima solução para o “problema”: na Casa da Julieta, um mural foi feito especialmente para que as provas de o amor eterno tivessem um lugar próprio.

Aqui em Berlim ou existem poucos apaixonados ou ninguém quer enfeiar as pontes ou simplesmente a moda dos “Liebesschlösschen” ainda não chegou  por aqui. Ontem andando à procura de provas de amor pela cidade para mostrar com exclusividade para vocês, achei esses poucos pendurados perto da Ilha dos Museus.

No Twitter eu achei uma foto de uns tímidos cadeados presos à uma corrente na Ponte Rio Paraná.

https://twitter.com/OlicioPelosi

O que você acha?

Será que essa moda chega ao Brasil? E como nós somos um povo apaixonado, será que as pontes brasileiras aguentariam o peso de tanta paixão?

Bjs

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Claudia Bömmels

Claudia Bömmels é fotógrafa, contadora de histórias, viajante e editora da Brasileiros Mundo Afora. Atualmente ela mora em Nanjing na China.

Os comentários estão desativados.