Mônica Barbosa é natural de Niterói, Rio de Janeiro, tem 46 anos e é formada em Matemática e em Letras no Brasil. Mônica mora em Barcelona desde 2005, onde trabalha fazendo traduções e dando aula em empresas. Além disso ela escreve o blog De Café por Barcelona. Em entrevista ela fala sobre sua vida na Espanha, sobre sua paixão, o café as cafeterias, assim como sobre seu blog.
Em maio de 2014 comecei a escrever o blog De Café por Barcelona. O que me motivou a escrevê-lo, acredito que foram uma série de coincidências, que praticamente me empurraram a isso, sem que eu me desse conta. Lembro que quando vim morar aqui em Barcelona, uma amiga me escreveu e perguntou a que cheirava a cidade. É uma maneira bem particular que ela tem de tentar conhecer os lugares onde ela ainda não esteve, e eu não pensei duas vezes para respondê-la que, para mim, Barcelona cheira a café.
Quando cheguei aqui era inverno e caminhar pela cidade era um convite para entrar em uma cafeteria, pedir um café, ler um livro ou simplesmente ficar observando o vai e vem das pessoas. Era o início de uma paixão. O tempo foi passando, amizades foram feitas e nosso ponto de encontro sempre era em alguma cafeteria da cidade. No começo algumas amigas eram solteiras, outras casadas e sem filhos. Alguns cafés depois, os nossos encontros tornaram-se mais barulhentos e nas mesa os cafés dividiam o espaço com bolos, torradas e também mamadeiras, chupetas e brinquedos. Pouco a pouco começávamos a buscar lugares onde também pudéssemos entrar com os carrinhos. As crianças cresceram, foram para creche, escola e os encontros seguiam. Em casa, na primeira oportunidade que tinha meu filho Guillem pedia para ir à uma cafetería, sem contar que já havia dito para sua professora que eu todos os dias ia tomar café com as amigas.
Afastada do mercado de trabalho, pensei que seria legal encontrar algo que me distraísse, que unisse uma das minhas paixões, que é a fotografia e que me levasse a conhecer pessoas e lugares da cidade. A reunião de tudo isso foi um sussurro que me dizia: “um blog, escreva um blog sobre as muitas cafeterias que existem em Barcelona, lugares com encanto, para ir com crianças, com história, modernas; faça um passeio, um roteiro por elas.” Nascia o blog De Café por Barcelona.
Definido o tema do blog, escrevê-lo em espanhol me pareceu o normal, acho que porque a princípio pensava escrever para as pessoas daqui, que me acompanhassem nesse meu caminhar pela cidade. Por sorte o espanhol é a terceira língua mais falada no mundo, o que faz com que seja fácil que meus posts sejam lido, entendidos por pessoas de variadas nacionalidades.
Sete meses depois de entrar na blogosfera, posso afirmar que gosto muito do que faço. O blog me possibilitou conhecer pessoas e lugares incríveis, me ajuda no processo de tentar ser menos tímida, me motiva a aprender mais sobre a fotografia gastronômica, me distrai e ocupa boa parte do meu tempo.
Escrevi até agora sobre cerca de 25 lugares e tenho uma lista que não para de crescer de espaços que valem a pena ser visitados. Em Barcelona existem muitas opções, porque há lugares para tomar desde um café rápido, naquela escapada que se faz do trabalho, até os brunchs mais saborosos. Pretendo escrever também sobre outras cafeterías de diferentes lugares de Espanha e também de outros países (a medida que os visite ou através da colaboração de algum amigo).
Aqui algumas cafeterias que eu gosto muito e indico:
La Pedrera – Casa Milà   |   Foto: Wikipedia
Cafè de la Pedrera
Tomar um café neste edifício emblemático é desfrutar no dia a dia de um patrimônio gaudiniano. A Casa Milà, também conhecida como La Pedrera, é um prédio desenhado pelo arquitecto catalão Antoni Gaudí e construída entre os anos 1905 e 1907. Está situada no número 92 do Passeig de Gràcia no bairro Eixample de Barcelona. Foi construída para Roger Segimon de Milà. É parte do Património mundial da UNESCO, juntamente com outras obras de Antoni Gaudí. Mais informações e fotos no post:  Cafè de la Pedrera
Granja M. Viader
Este lugar existe desde 1870 e tomar um café ali é uma viagem à Barcelona antiga, um lugar cheio de história e coisas saborosas. Granja M.Viader
En Contacacau,
Um lugar que foi idealizado para que os pais possam ir com as crianças. Além de lanches saborosos e de uma área destinada para que os pequenos leiam e brinquem, conta também com uma loja de roupa infantil. En Contacacau
A seguir cito três lugares que gosto muito, que reflete um pouco o que é a cidade de Barcelona, uma cidade cosmopolita.
Pastafrola, o sabor de Argentina
Hand Made, o sabor de Servia.
Nabucco Tiramisu, o sabor de Itália.
Espero que eu tenha despertado um pouco a curiosidade de vocês, que queiram conhecer a minha Barcelona que cheira a café e fazer comigo esse passeio pelos muitos lugares interessantes que existem aqui.
Beijos
Mônica
Acompanhe o trabalho de Mônica aqui:
@decafeporbarcelona
Desvirtualizando: conheci Mônica Barbosa em 2014 durante o Primeiro Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros em Barcelona.

Blogueiros em Barcelona    |   Foto:Cristina Rosa