No verão, aqui na Alemanha, as piscinas indoor geralmente fecham para manutenção. Mês que vem faço 40 anos e gostei muito da ideia de me “fechar” por algumas semanas, para manutenção também.
Mês que vem faço 40. Há quem diga “nem parece” e há quem diga “40 já não é mais 20”. Para os primeiros digo com falsa modéstia: ah, você acha messssmo? Para os segundos digo: é verdade!
As revistas e a televisão sugerem que ter 40 anos hoje em dia, é como ter 20 há décadas atrás. Há, há! Será?
- comprar um porsche ou uma ferrari (não tinha o trocado mesmo para tanto, além de achar os carros feinhos e apertados);
- pintar o cabelo de loiro (estava em crise e não louca!):
- esticar as rugas (ruguinhas);
- se divorciar, arrumar um amante (ou arrumar um amante e se divorciar?)
- dar uma voltinha ao mundo (o que nos faz voltar ao primeiro ponto sobre os trocados em falta).
Uma pergunta típica de quem é expatriado e precisa se reinventar… de novo! Uma pergunta que muitos de vocês se fazem ou se fizeram também. Não estou sozinha, eu sei. Isso me conforta. As histórias de sucesso que eu leio e escuto, me incentivam e me fazem acreditar que tudo é possível.
Há algum tempo atrás eu lí o livro da Bel Pesce “A Menina do Vale” e entre algumas verdades, lí o que eu afagou a minha alma:
“Idade é algo interessante. Carregamos esse número conosco e, junto com ele, vêm certas crenças. Alguns acham que, se você é jovem, é inexperiente e imaturo. E, se você é adulto, então já é muito tarde para se aventurar. Não acredite nessas generalizações. Na sua vida, você encontrará pessoas que tentarão usar vários argumentospara te desencorajar. Você tem que acreditar em si mesmo. Aos 24 anos, se eu tivesse dado ouvidos a essas pessoas, teria desistido de várias oportunidades maravilhosas. Se você realmente sonha em empreender, a sua idade não importa. O que importa é ser extremamente apaixonado por solucionar problemas e melhorar as vidas das pessoas, e estar disposto a trabalhar arduamente para fazer as coisas acontecerem. O que importa é entender que, às vezes, nem tudo sairá como você espera e estar sempre pronto para aprender e tentar novamente. Há empreendedores bem-sucedidos de todas as idades. (…) Idade é um mero detalhe.”
Vou me desconectar por alguns dias e tentar descobrir o que eu quero ser quando crescer. Se eu voltar sem resposta não tem problema. Como diz Paulo Coelho “A viagem não foi para encontrar a resposta que estava faltando na minha vida, mas para voltar a ser rei do meu mundo.”Quando eu voltar já tenho 40! Os novos 20! Será?
Beijos
Claudia




Deixe um comentário