Mas aqui na Alemanha fazer aniversário de criança não tem muito mistério. Geralmente tem um bolinho, uns salgadinhos, umas frutas e uns pepinos cortados. Está pronta a festa. Pelo menos nesses sete anos em que eu vou à aniversários infantis por aqui, não vi coisa diferente. Eu não me lembro de ter ido a nenhum aniversário de criança alemã que fosse bem decorado e tivesse comes e bebes bem gostosos. Às vezes ao chegar o bolo já está cortado (devem ter cantado os parabéns pela manhã só com a família), às vezes nem mesmo o parabéns se canta e quando, sem bater palmas por favor. Esquisito!
Uma curiosidade é que a meninada vem sozinha pra festa (já apartir dos 4 anos de idade). As mães entregam o convidado na porta e buscam no horário pré-determinado.
Uma coisa que eu gosto daqui são as listas de presente que você faz e deixa em uma determinada loja de brinquedos. Os convidados vão lá, escolhem o que querem comprar e pronto. Os pais dos convidados agradecem e muito, por não terem que quebrar a cabeça pensando no que dar. E você fica também feliz de saber que seu filho não vai ganhar um monte de besteira. Muitas mães levam o próprio aniversariante para fazer a caixa na loja. Eu prefiro escolher eu mesma e deixar que os presentes sejam surpresa. Tudo uma questão de costume.
Eu adoro fazer festinhas para as crianças; é um dos meus hobbys. Mas depois de cada festa de aniversário comemorada, eu me lembro do ditado alemão “Das Leben ist kein Kindergeburtstag” – “A vida não é um aniversário de criança”, e chego à conclusão de que a vida não pode ser mesmo como um aniversário de criança: tudo muito colorido, muito doce, muito alto, muito presente, muita bagunça e de tudo muito.
A vida não é um aniversário de criança e é assim que está bom!
Claudia
Links legais:
Festinha Frozen aqui em casa
Álbum Coletivo Aniversários Mundo Afora
Se eu consigo, você consegue também: Aprendiz de Boleira
Aqui umas fotos das festinhas por aqui, sempre com um toque brasileiro.
Edição Especial Inverno
![]() |
Inverno em fotografias de brasileiros mundo afora |
A nova revista está disponível em duas versões gratuitas: