Foto: Kashiyama Fotos | Entrevista: Claudia Bömmels |
Brasileiros Mundo Afora: Muitos brasileiros sonham em voltar para o Brasil e abrir um negócio próprio. Quando vocês decidiram que era o momento certo para dar esse passo?Wilma: Nós sempre tivemos vontade de ter um negócio próprio. Na Suíça trabalhávamos muito, cada um em sua atividade e nos finais de semana, trabalhávamos juntos com eventos. Com o tempo, começamos a ficar insatisfeitos com isso. Levando em conta a nossa insatisfação e a oportunidade de dar aos nossos filhos a chance de terem uma infância mais livre e perto da família, resolvemos enfrentar esse desafio. É bem verdade que uma decisão dessas gera muitas dúvidas e por isso passei muitas noites mal dormidas.
Dennis: Eu me formei em Mecânica na Suíça e sempre trabalhei nessa área, embora, nos finais de semana trabalhasse também com eventos. Lá aprendi a ser pontual com os compromissos e, principalmente, com os horários, já que na Suíça a falta de pontualidade no trabalho não é tolerada. Lá morei durante 14 anos e aproveitei muito essa época para aprender coisas novas e viajar. Há seis anos, quando estávamos decidindo o que fazer, senti que era o momento certo de voltar para casa, que o meu tempo na Suíça tinha chegado ao fim. Na verdade, nunca me imaginei morando em outro lugar a não ser em Marabá, onde passei uma infância muito feliz. Minhas irmãs e eu crescemos em nossa chácara, um refúgio verde, cheio de passarinhos, camaleões e outros animais que nos visitavam, subindo da beira do rio Itacaiunas, que passa ali em frente. Um lugar encantador e cheio de lindas lembranças. Pode parecer romantismo, mas exatamente essa era a infância que eu queria proporcionar para os meus filhos.
Brasileiros Mundo Afora: Sempre esteve claro, para vocês, o tipo de negócio que gostariam de ter no Brasil?
Wilma: Não. Nós queríamos voltar e entre as várias ideias que tivemos, essa nos pareceu a mais viável. Na Suíça eu trabalhava em uma grande loja no setor de decoração e aprendi ornamentar os ambientes onde se apresentavam os produtos de casa e jardim. Juntos, organizávamos eventos menores e com isso aprendemos muito, também, sobre essa área. Esses aprendizados nos ajudam até hoje, na hora de organizar festas e desenvolver ideias de decoração para os nossos clientes.
Brasileiros Mundo Afora: Dennis, a sua trajetória profissional é prova de que nenhum caminho é definitivo. De sua profissão para promotor de eventos e decorador de festas de sucesso, há uma distância muito grande. O que lhe inspira na hora de decorar um evento?
Dennis: Eu sempre tenho em mente que o evento é único, para aquela pessoa. Procuro realmente ouvir o que ela deseja para sua festa. Tento visualizar o todo antes de partir para o trabalho minucioso que é o da decoração. Nós estamos constantemente buscando novas ideias e nos reciclando. Wilma e eu somos apaixonados pelo que fazemos e tratamos cada evento com muito carinho e cuidado. Todos eles, independente do tamanho, são especiais para nós.
Brasileiros Mundo Afora: Qual o maior desafio no trabalho de vocês?Dennis: Trabalhar com eventos é um desafio constante. Afinal, estamos realizando o sonho de alguém e levamos isso muito a sério.
Wilma: O mais difícil é estar com tudo pronto a tempo e a hora. Para o cliente não existe uma segunda chance, tudo precisa estar perfeito. Os bastidores de todo evento fervem. Também não é fácil trabalharmos juntos, pois temos personalidades muito fortes e como somos ambos criativos, às vezes é difícil conciliar as ideias em um só conceito. Mas no final só uma coisa importa para nós: que a festa seja inesquecível.
Brasileiros Mundo Afora: Que dicas dariam para quem sonha em voltar para o Brasil e abrir um negócio próprio?
Wilma: Eu diria aos corajosos que querem dar esse passo, que planejem bem e pesquisem o mercado. Tirem o maior proveito da sua experiência adquirida no exterior. Tenham os pés no chão e coloquem Deus em primeiro lugar. Tenham sempre em mente que o foco principal é o negócio e que nos primeiros anos os lucros são bem pequenos.
Brasileiros Mundo Afora: Sentem falta de alguma coisa na Suíça?
Wilma: O que mais sinto falta são as opções de lazer. A alimentação saudável também é aces-
sível, sem falar da segurança e o conforto ao alcance de todos.
Dennis: Não sinto falta de nada em especial, já que, quando morei lá, aproveitei, ao máximo, tudo de bom que a Suíça me ofereceu. Hoje aproveito, também ao máximo, o que o Brasil me oferece. Acho que essa é a fórmula da felicidade.
“Trabalhar com eventos é um desafio constante. Afinal, estamos realizando o sonho de alguém e levamos isso muito a sério.” Dennis Müller |
“Wilma e eu somos apaixonados pelo que fazemos e tratamos cada evento com muito carinho e cuidado. Todos eles, independente do tamanho, são especiais para nós.” Dennis Müller |
O Palace Eventos se transforma a cada evento em novo cenário de sonhos. Em destaque a festa de Maria Eduarda com uma decoração muito especial: Alice no País das Maravilhas.
Fotos: Mill Queem, Núbia Suriane e Mariana Botelho |
Livro de assinaturas: Ateliê Karla Virlania |
Doces: Andreia Doces Forminhas: Sapekaartes Elaine Mousinho |
Animação: Equipe Claudio Yaguara com Fernanda e Maria Eduarda |
J S Bolos Artísticos |
Fotos: Mill Queem, Núbia Suriane e Mariana Botelho – RS Stúdio Fotográfico Contato:[email protected] | Facebook: RS StúdioFotográfico |
Alice no País das Maravilhas – Backstage
Decoração: Dennis e Wilma, Palace Eventos
Animação: Equipe Claudio Yaguara
Cerimonial: Organize
Bolo: J S Bolos Artísticos
Doces: Andreia Doces
Forminhas: Sapekaartes Elaine Mousinho
Cup cakes: Du Carmo Bolos Artísticos
Cabelo: Lucileia Gomes e equipe, Salão Charmosa
Maquiagem: Vanessa Élida
Livro de assinaturas: Ateliê Karla Virlania
Buffet: Buffet da Ziza
Foto Lembrança: Photo Francis
Convites e lembrancinhas: Mimos de Luxo
Música: Ruanna Ly
Entrevista com Dennis e Wilma Müller originalmente publicada na revista Brasileiros Mundo Afora de dezembro 2015. Para ler a revista completa online e gratuitamente, clique na capa. Para comprar um exemplar impresso clique aqui: Comprar revista impressa
Que bacana a história deles, pelas fotos estão arrasando em seu negócio! Sucesso! Parabéns tbém a vc Cláudia pelo excelente trabalho que realiza, a capa da revista está linda! Bjosss
Parabéns Wilma! Não sabia que você tinha voltado para o Brasil, tampouco que estava realizando um trabalho de tamanho bom gosto! Sucesso para vocês!
Janaina