Uma casinha de Natal muito original

na-cozinha-com-criancas (1)

Não se sabe ao certo sobre a origem das populares casinhas da bruxa confeitadas no Natal, originais da história de João e Maria (Hänsel und Gretel, em alemão). Já em novembro, as padarias alemãs oferecem casinhas de incrível criatividade. Sua  popularidade provavelmente deve-se ao Lebkuchen (pão de mel) o material perfeito para se construir essas casinhas deliciosas!  O Lebkuchen é um doce típico natalino, consumido em muitos países europeus nesta época. Nos mercados de Natal, encontram-se muitos bolos em formato de coração com diversos dizeres e decorações. Kuchen significa “bolo” — daí vem o nome “cuca”, utilizado para definir alguns tipos de especiarias das regiões de colonização alemã, no sul do Brasil. Na Alemanha, muitos supermercados vendem os conjuntos já prontos, mas também é possível fazer você mesmo.

na-cozinha-com-criancas (5)
na-cozinha-com-criancas (4)
na-cozinha-com-criancas (10)

A seguir,quero mostrar uma variação fácil da “casinha da bruxa” feita com biscoitos de leite. Um sucesso entre as crianças! 

O que você precisará para fazer 10 casinhas: 

  • 30 biscoitos em formato retangular;
  • Smarties, ursinhos de goma, corações de chocolate e outros doces para decorar;
  • Glacê ou chocolate derretido para cobrir o teto da casinha;

O glacê é essencial para “colar” uma parte na outra. Os ingredientes são: 

  • 250 gramas de açúcar de confeiteiro;
  • 2 colheres de sopa de suco de limão;
  • Uma clara de ovo;
  • 1 colher de sopa de água.

A preparação do glacê: coloque em uma tigela o açúcar, o suco de limão, a clara de ovo e acrescente a água devagar. Pode ser que você precise colocar uma colher a mais ou a menos até a mistura formar uma pasta consistente. Com o glacê pronto, você poderá “colar” os biscoitos um no outro.

na-cozinha-com-criancas (3)

Modo de preparar: em primeiro lugar, decore os biscoitos que serão o teto e o chão. Você pode cobri-los com chocolate derretido ou com o próprio glacê. O próximo passo é a parte mais divertida: decorar os biscoitos. Use sua criatividade! Depois, deixe-os descansar até que a cobertura seque. Você pode acelerar o processo colocando-os no freezer por 10 minutos. Está pronta a sua casinha de Natal!  

na-cozinha-com-criancas (2)
na-cozinha-com-criancas (9)
 
 
na-cozinha-com-criancas (6)
na-cozinha-com-criancas (8)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Claudia Bömmels

Claudia Bömmels é fotógrafa, contadora de histórias, viajante e editora da Brasileiros Mundo Afora. Atualmente ela mora em Nanjing na China.

Os comentários estão desativados.