Resoluções de Ano Novo

A cada final de ano, o sentimento de querer mudar algo na vida atual, iniciar ou reiniciar projetos e de tomar novas decisões, ressurge. A lista de desejos e intenções é infindável. Nessa época, geralmente as pessoas fazem um balanço de suas vidas e planejam quais mudanças querem implementar no futuro. Podemos dizer que as resoluções de Ano Novo fazem parte da cultura popular, podendo variar de pequenas mudanças a metas mais elevadas.

O que torna o final de ano em um momento mágico para mudanças?

Quando trata-se de definir metas, nós preferimos marcos temporais como aniversários e Ano Novo que nos parecem os momentos ideais para se pensar em grandes mudanças na vida.

Por que é difícil transformar estes planos em ação?

Para todos nós é um desafio traduzir metas em ações. É fácil formular um plano, mas relativamente difícil implementá-lo e ainda mais desafiador manter uma mudança.

Pessoas que traçam metas de final de ano, também podem ser vítimas da “síndrome da falsa esperança”. Esta caracteriza-se pelas expectativas idealizadas sobre a provável velocidade, quantidade e facilidade das realizações de mudanças comportamentais. Para algumas pessoas, é necessário um acontecimento radical, como um diagnóstico médico, para que uma mudança de hábito aconteça e permaneça. Não é impossível tornar as resoluções de Ano Novo em realizações, mas a grande maioria persiste somente nos primeiros meses. As dificuldades da realização e manutenção dos objetivos traçados, tem relação direta com as metas elevadas que estabelecemos para nós mesmos, além de outros fatores que veremos a seguir.

Como conseguir manter as metas de final de ano?

As resoluções mais comuns propostas para o novo ano são perder peso, se exercitar mais, parar de fumar, economizar dinheiro, assim como viajar com maior frequência. Segundo diversos estudos, a principal razão das pessoas não cumprirem suas promessas é a falta de estratégias para alcançar os objetivos, a ausência de disciplina, a intolerância com a demora de resultados de médio e longo prazo e o desperdício de tempo através da distração com as redes sociais.

Para se mudar o comportamento no dia a dia, é preciso mudar também o pensamento e, para isso tente começar pelos seguintes modos de pensar e agir:

  • Seja realista. Você precisa elaborar resoluções que possa cumprir e que sejam práticas.
  • Faça uma coisa de cada vez. Um dos caminhos mais fáceis para o fracasso é ter muitas resoluções ao mesmo tempo.
  • Defina metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, realistas e com limite de tempo.
  • Compartilhe com alguém a sua resolução. Não tenha receio de pedir ajuda para alcançar seus objetivos e metas.
  • Aceite recaídas. É inevitável que ao tentar desistir de algo (cafeína, mídia social, junk food), haja lapsos. Recaídas fazem parte do processo de aprendizagem, mas não são desculpas para se desistir.
  • Lembre-se que não existem soluções rápidas para grandes mudanças no estilo de vida.
  • Não espere por uma data especial, você pode mudar seu comportamento em qualquer época do ano.

O que vou falar pode ser clichê, mas é sempre atual: aprendemos com nossos erros e cada dia é uma nova oportunidade para se recomeçar.

Desejo uma excelente entrada no ano que está por vir, cheio de realizações de metas e muitas mudanças positivas.

Lila Rosana

Tags , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Claudia Bömmels

Claudia Bömmels é fotógrafa, contadora de histórias, viajante e editora da Brasileiros Mundo Afora. Atualmente ela mora em Nanjing na China.

Os comentários estão desativados.