Casamento chinês com charme brasileiro

A brasileira Marcella Atuatti, do Rio Grande do Sul, encontrou seu grande amor na China há seis anos. No início conversavam somente por tradutor, mas hoje eles se comunicam em mandarim e inglês. Ela e Hongjie Ji casaram-se em julho deste ano e moram em Nantong, nas redondezas de Xangai. A seguir ela nos fala sobre as tradições envolvendo um casamento chinês da atualidade e como foi seu casamento na igreja.

Meu casamento chinês

As tradições em torno de um casamento chinês são muitas. Começando pela data do evento. A família e os noivos consultam um “guru” para escolher o dia ideal conforme a astrologia. Nos dias que antecedem o casamento, a família do noivo faz uma homenagem para os céus e a terra e aos ancestrais pela continuação da família, fazendo uma oferenda com comida e fogos de artifícios para os Deuses. Na sua grande maioria os chineses não são cristãos. Então os casamentos geralmente acontecem em salões de hotéis. É raro se encontrar igrejas aqui na China.

Um dia muito especial para Marcella e Hongjie Ji.

Antigamente quem escolhia a futura esposa ou futuro marido eram os pais, examinando a classe social dos pretendentes, assim como nível escolar. Hoje em dia, os pais têm cada vez menos influência nas escolhas dos filhos, mas o hábito de verificar o nível social do noivo e da noiva permanece. Essas tradições estão muito enraizadas na cultura chinesa e ainda hoje a maioria das pessoas se casa buscando principalmente uma estabilidade econômica.

Cerca de dois dias antes do casamentos os parentes, que moram longe, chegam para o evento e então os pequenos festejos entre as famílias se iniciam, como ir à restaurantes e trocar presentes.

Um capítulo a parte: a decoração do casamento

A simbologia na cultura chinesa é muito forte e assim toda a decoração do casamento deve ser vermelha e dourada. Vermelho é a cor mais importante na China, representando a riqueza, amor e novos começos. O branco, ao contrário do Brasil e de muitos outros lugares mundo afora, é usado apenas em funerais. Este carácter da felicidade 囍 (duplo) está presente em todos os lugares da festa, inclusive na colcha da cama de núpcias, que também é bordada com o dragão e a fênix para afastar os maus espíritos.

A cerimônia oriental

O casamento é sempre de manhã, porque acredita-se que os casais começam a vida juntos quando os ponteiros sobem ao invés da noite, quando os ponteiros descem. De manhã o noivo vai até a casa da noiva pedir sua mão em casamento. Detalhe importante: ele chega até lá com uma carreata de seis a oito veículos pretos, decorados e acompanhado de números pares de amigos. Após sua chegada o noivo entrega o buquê para a noiva, faz o pedido e entrega joias de ouro puro. Esse presente são os pais do noivo que compram, como uma forma de dar as boas-vindas à noiva.

Depois todos vão para a casa do noivo tomar chá e comer doces típicos. A noiva é recebida com fogos de artifício. A tradição diz, que a partir desse dia a noiva irá pertencer à família do noivo e não à de nascimento. A partir de então ela terá que chamar os sogros de pai e mãe.

Depois do almoço geralmente há um jantar para completar as comemorações do dia. Acredita-se, que todos esses rituais trarão sorte e felicidade para o casal.

Meu casamento chinês estilo ocidental

Confesso que eu estava muito apreensiva em casar na igreja, pois a família do meu noivo nunca havia nem mesmo entrado em uma. Dias antes da cerimônia, minha sogra questionava, por exemplo, porque eu tinha comprado um véu branco e meu marido não queria se ajoelhar na igreja, com receio da reação dos parentes. Mas no final deu tudo certo e todos amaram a cerimônia, justamente por ter sido muito diferente de tudo que conheciam.

O noivo é quem recebe os convidados da festa no hotel e entrega uma lembrança contendo sempre doces em números pares para trazerem sorte e uma caixa de cigarros. Antigamente fumar cigarro representava riqueza e esse costume permanece até hoje. Um apresentador conduz o evento e é importante que ele seja animado. Os presentes são sempre os famosos envelopes vermelhos com dinheiro dentro. O valor varia de 800 a 1000 yuans. Quando um dos amigos casar, você deverá dar de presente o mesmo valor em dinheiro também.

Em jantares de casamentos de tamanho médio são sempre servidos vários tipos de pratos, entre 15 e 30 variedades. Não podem faltar as bebidas, entre elas o baijiu, uma cachaça feita à base de arroz. Importante citar que o bolo sempre deve ser cortado de baixo para cima simbolizando crescimento. Além disso os noivos devem ir de mesa em mesa brindar com os convidados. No dia seguinte os noivos são presenteados novamente com envelopes vermelhos e em troca eles entregam vinho e frutas aos familiares. Frutas são sempre um presente muito bem-vindo na China. Todos da família almoçam e jantam juntos. Após quatro dias de festa, as comemorações enfim cessam.

“A vida nos mostra que a sua verdade nem sempre é a verdade do outro. E vice-versa. Muitas vezes é difícil, pois todos temos nossas próprias crenças, culturas e tradições. Mas eu acredito, que com amor e paciência, as diferenças são superáveis. Nós dois somos prova disso”

Marcella Atuatti
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Claudia Bömmels

Claudia Bömmels é fotógrafa, contadora de histórias, viajante e editora da Brasileiros Mundo Afora. Atualmente ela mora em Nanjing na China.

Os comentários estão desativados.