Baluchon – Startup ecológica em Xangai

Nanou Gimonet é uma engenheira ambiental francesa e mãe de dois filhos, vivendo em Xangai, na China, desde 2010. No primeiro Natal de sua filha, ela ficou horrorizada com a quantidade de lixo criada em uma noite e se motivou a mudar os hábitos de sua família. Ela então criou um “papel” de embrulho de pano! Em 2017 a Baluchon foi fundada.

Baluchon é uma startup ecológica com sede em Xangai, tendo como ponto forte reunir produtos reutilizáveis para o dia-a-dia, com um toque de moda.

“Normalizamos o uso de tecido como alternativa ao plástico descartável, papel e algodão, com produtos reutilizáveis feitos à mão em Xangai. Baluchon significa pacote em francês, em referência à arte japonesa de embrulhar com tecidos, o furoshiki.”

Nanou Gimonet

A missão da Baluchon é inspirar as pessoas a usar produtos sustentáveis em casa e mostrar a elas como pode ser divertido e moderno salvar nosso planeta fazendo pequenas mudanças para reduzir o desperdício!

Em março de 2021, Nanou se surpreendeu ao ver uma mensagem em sua conta do Instagram, de Bruna Linares, uma brasileira residente em Shanghai, mostrando seu interesse pela marca e se oferecendo para ajudar. Bruna começou imediatamente a trabalhar na Baluchon, para agilizar as operações da empresa, bem como trabalhar no desempenho financeiro e relatórios de dados. Nanou acredita que tudo acontece por um motivo e ter Bruna no caminho da Baluchon não é exceção.

Bruna Linares é natural de Curitiba/PR, formada em Engenharia de Produção, com especialização em Engenharia da Qualidade e Gestão Ambiental e Sustentável. Ela mora há cinco anos na China. A seguir ela fala sobre seu trabalho e consciência ecológica no dia-a-dia.

Bruna o que te motivou a trabalhar na Baluchon?

Levar uma vida mais sustentável e com menos desperdício é essencial para a saúde e sobrevivência do nosso planeta. Ter a oportunidade de trabalhar em uma empresa que acredita nisso, conhecer e conviver com a comunidade, que pensa e desenvolve produtos e serviços para uma vida mais sustentável, é fantástico. Poder fazer a diferença, mesmo que com pequenos atos, é a forma que tenho de contribuir para o nosso planeta e estar na Baluchon é um passo para isso.

Fale sobre a consciência ecológica dos chineses de modo geral:

A sustentabilidade está chegando como uma tempestade na China. Primeiramente através dos regulamentos que mudam e são aplicados rapidamente, depois por incentivos, que serão dados para que as pessoas descartem o lixo adequadamente, além de um número crescente de pessoas realmente preocupadas em fazer mudanças. Na minha opinião será mais rápido ser sustentável aqui na China do que na Europa, por exemplo.

Como é o sistema de reciclagem em Xangai?

A reciclagem em Xangai não é uma moda nova. Isso tem sido feito há anos. O plástico, por exemplo, é comercializado por pequenos vendedores locais, para ser reciclado. Em 2019, do dia para a noite, todas as famílias em Xangai foram solicitadas a separar seus resíduos. E todo mundo fez. Este é o poder da China. Porém, ainda há necessidade de se desenvolver uma infraestrutura de reciclagem mais efetiva. Irá demorar alguns anos até que a China, o maior produtor mundial de resíduos plásticos, seja o líder mundial em reciclagem. Mas não há dúvidas de que esse objetivo será alcançado.

Mesmo com a separação do lixo, o triste é que, em todo o mundo, apenas 8-10% do plástico reciclável é realmente reciclado. O resto acaba em aterros sanitários e na natureza (rios e oceanos). Por isso vejo a redução do uso de plástico como o passo mais importante e eficaz.

Dicas para qualquer pessoa diminuir o lixo e viver de forma mais ecologicamente correta:

Todos são parte do problema e têm a responsabilidade de agir em sua própria escala. Pequenas mudanças no dia-a-dia prático podem fazer a diferença:

  • Substituir o uso de embalagem plástica por embalagem/sacola reutilizável.
  • Substituir o copo/ canudo/ utensílios / garrafa de uso único por reutilizáveis.
  • Realizar o descarte correto do lixo.
  • Uso consciente da água e energia.
  • Compra consciente de roupas e sapatos.
Bruna Linares e Nanou Gimonet com sua filha durante um evento em Xangai.

A linha de produtos da empresa é diversa:

  • Food Wraps: são alternativas laváveis e reutilizáveis para substituir o filme plástico de sua cozinha. Um tecido de algodão revestido com cera de abelha, reutilizável por meses. Mais seguro que o plástico e também zero desperdício.
  • Furoshiki Gift Wrap:  é uma simples e linda alternativa de embrulho em tecido. Reduza, reutilize e impressione!
  • Panda Pads: são pads de tecido de bambu desenvolvidos para remoção da maquiagem para substituir os pads de algodão descartáveis. Eles podem ser colocados na máquina de lavar e podem ser reutilizados por anos.
  • Produce Bags: saquinhos para suas compras de frutas, vegetais, pães, cereais, grãos a granel e muito mais. É muito simples, basta usa-los ao invés das sacolas plásticas descartáveis. São feitos de algodão natural e muito leves.
  • Bento Bags: saquinhos feitos de algodão natural. É um produto para mil e uma utilidades, você pode usar para embrulhar seu almoço, carregar sua maquiagem, guardar brinquedos ou qualquer outra coisa.
  • Avoska Bags: são bolsas de rede de algodão extensíveis e são sacolas de compras perfeitas. Você ficará surpreso com o quanto elas podem carregar.

“Na Baluchon, acreditamos em pequenas mudanças na vida cotidiana, que causam um impacto significativo a longo prazo.”

Nanou Gimonet

We are hiring! Se você estiver interessado em participar da aventura, envie um e-mail para [email protected]

Informações sobre os produtos da Baluchon nas redes sociais:

WeChat OA|Baluchon

Insta|Baluchon.shanghai

FB|Baluchonshanghai

Tags , , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Claudia Bömmels

Claudia Bömmels é fotógrafa, contadora de histórias, viajante e editora da Brasileiros Mundo Afora. Atualmente ela mora em Nanjing na China.

Os comentários estão desativados.