O brechó é uma tendência mundial de reaproveitamento de materiais e de consumo consciente. Hoje essa prática atende pelos nomes mais sofisticados second hand ou vintage, e tem força total na Europa. São inúmeros as lojas, bazares e sites que oferecem produtos usados.
Já se foi o tempo em que comprar roupas de segunda mão, principalmente para crianças, era “coisa de pobre”. Na Suíça e Alemanha, assim como em muitos outros países, o preconceito em reaproveitar roupas de segunda mão não existe ou está cada vez mais dando lugar ao reaproveitamento. Entre as vantagens, está certamente o preço, já que as peças usadas e ainda com ótimo aspecto são mais baratas que as novas. Outro forte argumento é que como as roupas foram lavadas já algumas vezes, todos os produtos químicos nelas existentes, não encontram-se mais nos tecidos, diminuindo assim a possibilidade de causarem alergias. Comprar roupas de segunda mão é praticar realmente a idéia do reaproveitamento e moda sustentável.
A maioria dos frequentadores de brechós não são escravos de tendências, nem necessariamente pessoas com poder aquisitivo baixo. São consumidores que assumem um estilo próprio e personalizado e adoram garimpar roupas e acessórios, fazendo um mix com peças atuais e antigas, criando produções únicas.
Os brechós infantis fazem a cabeça das mamães suíças e alemãs, que adoram fazer compras inteligentes, sem gastar muito com produtos que perdem rapidamente a utilidade. Como as crianças crescem rápido, muitas vezes as roupas foram usadas poucas vezes e são praticamente novas ou até mesmo ainda com a etiqueta. Além de roupas, os brechós oferecem sapatos, brinquedos, livros, móveis, carrinhos e muito mais.
Dicas para quem vai visitar um brechó:
● Não compre nada sem que as crianças provem antes. A maioria das lojas não faz trocas ou aceita devoluções.
● Escolha peças que serão usadas logo.
● Observe se não está faltando algum botão ou se a peça apresenta algum defeito.
● Verifique se não há manchas ou se o tecido está desgastado.
A quantidade de brechós infantis na Suíça é imensa. Além dos bazares infantis que acontecem em todo o país. Desejamos boas compras! Você tem uma dica de um brechó legal na sua cidade ou gostaria de nos contar sobre a sua experiência com o assunto? Compartilhe conosco e escreva para [email protected]
Max Wisler
Filme preferido: Star Wars
Comida preferida: hamburguer com bacon
Lugar preferido: sua casa
O que ele não gosta: comer muito, brigas
Brinquedo preferido: Lego
Brasil para você é… natureza, boa comida e meninas bonitas.
Yasmin Pfeiffer
Filme preferido: Frozen
Comida preferida: lasanha e trigo em grão
Lugar preferido: Brasil
O que não gosta: feijão
Brinquedo preferido: bonecas
Brasil para você é… piscina, água de coco e praia
As crianças são donas de uma criatividade sensacional!
A pequena Yasmin com seus cinco anos de idade, surpreendeu a mamãe fotógrafa com seu interesse por moda e ajudou a escolher todos os seus looks. Max tem nove anos e representa os meninos, mostrando como é possível inovar com roupa infantil masculina de brechó, sem abrir mão do conforto e garantindo muito estilo.