Karin e eu nos conhecemos no trabalho em Zurique. E desde sempre, ela pratica o ciclismo. A bicicleta sempre foi sua companheira para ir para o trabalho e baladas. Sim, isso mesmo! As pessoas aqui utilizam a magrela também para sair a noite, principalmente no verão. Karin fala um pouco sobre pedalar em Zurique.
Karin, desde que eu te conheço, você pedala por Zurique. Fale um pouco sobre a infrastrutura da cidade para cilcistas.
Em Zurique não há muitas ciclovias. No entanto, está progredindo bem, mesmo assim existem alguns pontos críticos. Eu pedalo cerca de 15 minutos todos os dias para o trabalho. O começo da rota é livre de trânsito e fica em uma área destinada exclusivamente para pedestres e bicicletas. Não preciso me preocupar com automóveis e é uma delícia pedalar assim. A segunda parte da rota, eu pedalo nas mesmas ruas onde os automóveis circulam. É preciso estar muito atenta e eu respeito muito os sinais de trânsito. Quando o sinal está vermelho, eu paro também como uma boa menina.
De acordo com a estatística da prefeitura de Zurique, em 2012, a polícia registrou 3538 acidentes envolvendo bicibletas. O menor número atingido desde 1945. Infelizmente ainda ocorrem acidentes com mortos e no ano passado foram seis pessoas.
Você pedala independente de que tempo está fazendo? Com sol e chuva?
Sim. Eu tenho uma capa de chuva e pedalo muito bem com ela. Eu prefiro o ciclismo aos meios de transporte públicos. Principalmente quando chove, eles ficam lotados. Com a bicicleta vou em paz para o trabalho ou para qualquer outro lugar.
Você tem carro?
Eu não tenho carro, não preciso. Na cidade de Zurique, tudo é tão bem desenvolvido, que você de fato é mais rápido de bicicleta do que com o bonde ou ônibus. Eu não tenho paciência para ficar no trânsito à procura de estacionamento.
Capacete ou não?
Bem, a questão do capacete é uma dessas coisas… Eu sei o quanto é importante, mas eu não uso. Nesse ponto eu sou muito vaidosa (risos).
O que é importante saber quando se pratica o ciclismo em Zurique?
O que você vai precisar com certeza é de um bom cadeado! Isso mesmo, em Zurique existem muitos roubos de bicicletas. Você pode levar a sua bike nos trens, bondes ou ônibus, mas precisa de um bilhete especial. Mas não recomendo, os meios de transporte públicos geralmente são lotados.
Você pedala sempre elegante. É esse o estilo das ciclistas em Zurique?
Para mim, a bicicleta é um meio de transporte como o carro é para outras pessoas. Eu não preciso de roupa especial para pedalar. Quando vou trabalhar, não gosto de trocar de roupas no escritório, então pedalo confortavelmente para não suar demais. Mas claro que dependendo da roupa, isso pode ser um desafio (risos). Por exemplo: pedalando com um vestido transpassado, eu preciso utilizar um alfinete de segurança para minha segurança (risos). Em Zurique, você vê ciclistas com os estilos mais variados. Mas a maioria das pessoas veste roupas “normais” para pedalar na cidade. Às vezes eu me incomodo com alguns ciclistas em Zurique, que pedalam como uns loucos!
Existe para Zurique um site como o www.copenhagencyclechic.com?
Esse site é muito legal, não conheço nenhum para a cidade de Zurique, mas com certeza existe. Em Zurique acontece todos os anos o Bike to Work: um evento muito legal para promover o ciclismo e o uso da bicicleta como meio de transporte para ir ao trabalho. Mais informações em alemão, você encontra aqui: www.biketowork.ch
Estou muito animada, porque eu comprei uma nova bicicleta!!! Eu sempre comprei bicicletas de segunda mão, porque como já falei acima, em Zurique o roubo de bikes é muito frequente. Mas dessa vez fiz diferente. Até então eu só tinha tido bicicletas “masculinas”. Dessa vez decidi comprar uma bicicleta feminina, com um look retro. Eu encontrei uma perfeita (a da foto) na loja Stilrad, que também tem filial em Berlim. A marca dela é italiana e chama-se “Bella Ciao”. Eu adoro pedalar e com uma bicicleta linda, a alegria se duplica!
Aqui você vai encontrar informações da prefeitura de Zurique, em alemão, sobre o ciclismo na cidade: Veloverkehr
Oi Sandrinha, obrigada pela visita. Eu tb sei que é preciso, mas nao consigo usar. E claro que vc tem razao sobre dar um bom exemplo aos filhos…
Que delícia de entrevista! Engraçado quando você fala sobre o capacete, no começo eu não usava, até pq não tinha, mas daí batia uma vergonha de sair pedalando e só eu sem capacete…então tratei de comprar o meu! 🙂 E também, como algumas vezes pedalo com o meu filho de 2 anos, preciso ser o exemplo, né?! Se ele usa, eu uso!
Oi Ana! Você sabe bem o que é pedalar com uma bike linda. A sua é demais :o) Bjs
Olá Marcelo, obrigada pela sua visita por aqui :o) Abraços de Berlim Claudia
Estive em Zurique e realmente a cidade não tem muita ciclovia, mas a educação do seu povo é extraordinária e faz com que as bikes transitem numa boa nas ruas, o trânsito flui muito bem, eles simplesmente são cidadãos que se respeitam, parabéns a karin!
Marcelo – Valinhos/SP
http://www.facebook.com/marceloplinio
Adorei a entrevista! Gostei do estilo dela de vestido + bike! Ficou um charme!
Linda bike!!! É a sensação que sinto também, pedalar numa bike linda é tudo de bom! 🙂