Divulgação DEPOT

A decoração natalina em muitos países europeus, como a Suíça ou Alemanha, é bastante interessante. Tradicionalmente, os enfeites são postos no primeiro dia do advento, quatro domingos antes do Natal. Um ítem importante, juntamente com o presépio, é a coroa do advento. Normalmente, ela é decorada com bolas de Natal, ramas e principalmente com quatro velas que simbolizam as semanas que antecedem o Natal. Existem também versões  modernas da coroa do advento, mas as velas não podem faltar. No primeiro domingo do advento acende-se uma das velas e durante aquela semana a mesma vela será acesa todos os dias. No segundo domingo acende-se a primeira e a segunda vela e assim por diante.

Divulgação DEPOT
Divulgação DEPOT
Divulgação DEPOT

Outra tradição muito bonita são os calendários de advento.  Muitas pessoas seguem o costume da contagem de dias até o Natal, usando esses calendários. Existe uma quantidade enorme de modelos para se comprar. Com brinquedos, chocolates e até mesmo calendários com diferentes cervejas. Quem é criativo aproveita a oportuni dade para exercitar seus dotes manuais e fazer o calendário em casa. Eles são de madeira, papel ou tecido. Cada dia é representado por uma gaveta, bolso, caixinha e preenchido com pequenos presentes, mensagens ou orações. Não existe limite para a fantasia.

Divulgação DEPOT
Divulgação DEPOT
Divulgação DEPOT
Divulgação DEPOT
 Divulgação DEPOT 2014
Divulgação DEPOT

No ano passado, eu comprei um calendário pronto e coloquei alguns presentes e bilhetinhos, permitindo que meu filho fizesse coisas que normalmente não pode fazer, como, por exemplo, comer uma sobremesa antes do jantar.

O calendário e a coroa do advento são maneiras de aguardar  o Natal de forma lúdica e com peque- nas surpresas diariamente.

Todos os calendários e coroas de advento desta matéria, foram produzidos com materiais da loja DEPOT. Filiais em toda a Alemanha e Suíça. www.depot-online.com Obrigada a loja DEPOT por nos ceder as fotografias.

 Sobre Danielly Meier

Danielly Meier é de Porto Alegre e graduada em Letras, com especialização em Inglês. Ela mora há 15 anos na Suíça com a família e trabalha como professora de inglês e literatura de língua inglesa. Danielly fala em “Tradições de Natal” sobre as tradições natalinas que ela gosta e que também coloca em prática na sua casa.  Foto de Rute Arcari.