Texto e Fotos: Marisa Pedro Pfeiffer

O brechó é uma tendência mundial de reaproveitamento de materiais e de consumo consciente. Hoje essa prática atende pelos nomes mais sofisticados  second hand ou vintage, e tem força total na Europa. São inúmeros as lojas, bazares e sites que oferecem produtos usados.

Já se foi o tempo em que comprar roupas de segunda mão, principalmente para crianças, era  “coisa de pobre”. Na Suíça e Alemanha, assim como em muitos outros países, o preconceito em reaproveitar roupas de segunda mão não existe ou está cada vez mais dando lugar ao reaproveitamento. Entre as vantagens, está certamente o preço, já que as peças usadas e ainda com ótimo aspecto são mais baratas que as novas. Outro forte argumento é que como as roupas foram lavadas já algumas vezes, todos os produtos químicos nelas existentes, não encontram-se mais nos tecidos, diminuindo assim a possibilidade de causarem alergias. Comprar roupas de segunda mão é praticar realmente a idéia do reaproveitamento e moda sustentável.

A maioria dos frequentadores de brechós não são escravos de tendências, nem necessariamente pessoas com poder aquisitivo baixo. São consumidores que assumem um estilo próprio e personalizado e adoram garimpar roupas e acessórios, fazendo um mix com peças atuais e antigas, criando produções únicas.

Os brechós infantis fazem a cabeça das mamães suíças e alemãs, que adoram fazer compras inteligentes, sem gastar muito com produtos que perdem rapidamente a utilidade. Como as crianças crescem rápido, muitas vezes as roupas foram usadas poucas vezes e são praticamente novas ou até mesmo ainda com a etiqueta. Além de roupas, os brechós oferecem  sapatos, brinquedos, livros, móveis, carrinhos e muito mais.

Dicas para quem vai visitar um brechó:

●    Não compre nada sem que as crianças provem antes. A maioria das lojas não faz trocas ou aceita devoluções.
●    Escolha peças que serão usadas logo.
●    Observe se não está faltando algum botão ou se a peça apresenta algum defeito.
●    Verifique se não há manchas ou se o tecido está desgastado.

A quantidade de brechós infantis na Suíça é imensa. Além dos bazares infantis que acontecem em todo o país. Desejamos boas compras! Você tem uma dica de um brechó legal na sua cidade ou gostaria de nos contar sobre a sua experiência com o assunto? Compartilhe conosco e escreva para brasileirosmundoafora@gmx.net

 Um ensaio fotográfico para inspirar o guarda-roupa dos seus filhos, mostrar como pode ser divertido comprar roupas de segunda mão e ainda deixar as crianças soltarem a imaginação na hora de montar seu próprio look.
Os brasileirinhos Max Wisler e Yasmin Pfeiffer mostram nesse ensaio, como roupas de segunda mão são uma ótima e divertida maneira de renovar o guarda-roupa.
 
Max veste camisa xadrez e bermuda jeans, a gravata borboleta e o suspensório deixaram o look bem divertido. Yasmin veste saia de lã com detalhes em linha bordada e camiseta estampada.
Yasmin veste saia jeans, camiseta manga longa com bordados e pulôver em linha trançada.
 
Max veste camisa listrada com colete de linha, a bermuda de sarja é ideal para dias não tão frios. Yasmin veste casaco vermelho, meia-calça cinza e botas de chuva de lacinhos.
 
Max veste camisa xadrez com calça em sarja bege, a jaqueta é de couro. Yasmin veste saia de lã, camiseta de manga longa e estampa com detalhes em paetês, o colete é de pele sintética.
Max veste calça de sarja e camisa xadrez.Yasmin veste vestido de veludo de bolinhas com detalhes em rosa, bolerinho e boina.
Sobre Max & Yasmin
 

Max Wisler

Filme preferido: Star Wars
Comida preferida: hamburguer com bacon
Lugar preferido: sua casa
O que ele não gosta: comer muito, brigas
Brinquedo preferido: Lego
Brasil para você é… natureza, boa comida e meninas bonitas.

Yasmin Pfeiffer

Filme preferido: Frozen
Comida preferida: lasanha e trigo em grão
Lugar preferido: Brasil
O que não gosta: feijão
Brinquedo preferido: bonecas
Brasil para você é… piscina, água de coco e praia

As crianças são donas de uma criatividade sensacional!

A pequena Yasmin com seus cinco anos de idade, surpreendeu a mamãe fotógrafa com seu interesse por moda e ajudou a escolher todos os seus looks. Max tem nove anos e representa os meninos, mostrando como é possível inovar com roupa infantil masculina de brechó, sem abrir mão do conforto e garantindo muito estilo.

 Max e Yasmin são amiguinhos na vida real. As fotos foram feitas por Marisa Pedro Pfeiffer, no Park im Grünen Münchenstein, um parque na Basileia, Suíça, onde eles costumam se divertir muito.
  
 

 

Ensaio feito em cooperação com o brechó infantil Kinderkleider Börse Frick, Widengasse 10,  CH-5070 Frick  |  www.kkbf.ch
www.kkbf.ch

 
Revista Brasileiros Mundo Afora versão impressa
Capa comum: 84 páginas
Dimensões do produto: 14,8 x 21 cm
Editora: Brasileiros Mundo Afora
Idioma: Português

A nova revista está disponível em duas versões:
Versão impressa e gratuita disponível nos nossos pontos de distribuição na Suíça e Alemanha. Versão PDF – ideal para quem quer ler confortavelmente offline no tablet, celular Android ou no PC. Basta assinar a nossa Newsletter!
Você quer apoiar o nosso projeto comprando uma revista? Mais detalhes aqui: Comprar revista