Compras Second Hand na Suíça e Alemanha

O brechó é uma tendência mundial de reaproveitamento de materiais e de consumo consciente. Hoje essa prática atende pelos nomes mais sofisticados  second hand ou vintage, e tem força total na Europa. São inúmeros as lojas, bazares e sites que oferecem produtos usados.

Ensaio feito em cooperação com o brechó infantil Kinderkleider Börse Frick, Widengasse 10,  CH-5070 Frick  |  www.kkbf.ch

Já se foi o tempo em que comprar roupas de segunda mão, principalmente para crianças, era  “coisa de pobre”. Na Suíça e Alemanha, assim como em muitos outros países, o preconceito em reaproveitar roupas de segunda mão não existe ou está cada vez mais dando lugar ao reaproveitamento. Entre as vantagens, está certamente o preço, já que as peças usadas e ainda com ótimo aspecto são mais baratas que as novas. Outro forte argumento é que como as roupas foram lavadas já algumas vezes, todos os produtos químicos nelas existentes, não encontram-se mais nos tecidos, diminuindo assim a possibilidade de causarem alergias. Comprar roupas de segunda mão é praticar realmente a idéia do reaproveitamento e moda sustentável.

A maioria dos frequentadores de brechós não são escravos de tendências, nem necessariamente pessoas com poder aquisitivo baixo. São consumidores que assumem um estilo próprio e personalizado e adoram garimpar roupas e acessórios, fazendo um mix com peças atuais e antigas, criando produções únicas.

Os brechós infantis fazem a cabeça das mamães suíças e alemãs, que adoram fazer compras inteligentes, sem gastar muito com produtos que perdem rapidamente a utilidade. Como as crianças crescem rápido, muitas vezes as roupas foram usadas poucas vezes e são praticamente novas ou até mesmo ainda com a etiqueta. Além de roupas, os brechós oferecem  sapatos, brinquedos, livros, móveis, carrinhos e muito mais.

Dicas para quem vai visitar um brechó:

●    Não compre nada sem que as crianças provem antes. A maioria das lojas não faz trocas ou aceita devoluções.
●    Escolha peças que serão usadas logo.
●    Observe se não está faltando algum botão ou se a peça apresenta algum defeito.
●    Verifique se não há manchas ou se o tecido está desgastado.

A quantidade de brechós infantis na Suíça é imensa. Além dos bazares infantis que acontecem em todo o país. Desejamos boas compras! Você tem uma dica de um brechó legal na sua cidade ou gostaria de nos contar sobre a sua experiência com o assunto? Compartilhe conosco e escreva para [email protected]

Um ensaio fotográfico para inspirar o guarda-roupa dos seus filhos, mostrar como pode ser divertido comprar roupas de segunda mão e ainda deixar as crianças soltarem a imaginação na hora de montar seu próprio look.
Os brasileirinhos Max Wisler e Yasmin Pfeiffer mostram nesse ensaio, como roupas de segunda mão são uma ótima e divertida maneira de renovar o guarda-roupa.
 
Max veste camisa xadrez e bermuda jeans, a gravata borboleta e o suspensório deixaram o look bem divertido. Yasmin veste saia de lã com detalhes em linha bordada e camiseta estampada.
Yasmin veste saia jeans, camiseta manga longa com bordados e pulôver em linha trançada.
 
Max veste camisa listrada com colete de linha, a bermuda de sarja é ideal para dias não tão frios. Yasmin veste casaco vermelho, meia-calça cinza e botas de chuva de lacinhos.
 
Max veste camisa xadrez com calça em sarja bege, a jaqueta é de couro. Yasmin veste saia de lã, camiseta de manga longa e estampa com detalhes em paetês, o colete é de pele sintética.
Max veste calça de sarja e camisa xadrez.Yasmin veste vestido de veludo de bolinhas com detalhes em rosa, bolerinho e boina.
Sobre Max & Yasmin
 

Max Wisler

Filme preferido: Star Wars
Comida preferida: hamburguer com bacon
Lugar preferido: sua casa
O que ele não gosta: comer muito, brigas
Brinquedo preferido: Lego
Brasil para você é… natureza, boa comida e meninas bonitas.

Yasmin Pfeiffer

Filme preferido: Frozen
Comida preferida: lasanha e trigo em grão
Lugar preferido: Brasil
O que não gosta: feijão
Brinquedo preferido: bonecas
Brasil para você é… piscina, água de coco e praia

As crianças são donas de uma criatividade sensacional!

A pequena Yasmin com seus cinco anos de idade, surpreendeu a mamãe fotógrafa com seu interesse por moda e ajudou a escolher todos os seus looks. Max tem nove anos e representa os meninos, mostrando como é possível inovar com roupa infantil masculina de brechó, sem abrir mão do conforto e garantindo muito estilo.

 Max e Yasmin são amiguinhos na vida real. As fotos de Marisa Pedro Pfeiffer.
  
www.kkbf.ch
Texto e Fotos: Marisa Pedro Pfeiffer
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Claudia Bömmels

Claudia Bömmels é fotógrafa, contadora de histórias, viajante e editora da Brasileiros Mundo Afora. Atualmente ela mora em Nanjing na China.

Os comentários estão desativados.