copyright © 2014 Nitami Photography. All Rights Reserved

Eu não conheço a fotógrafa Nithah Stöcklin pessoalmente, mas seu trabalho me fascinou desde a primeira fotografia que eu vi. Para mim, ela é fotografa e artista ao mesmo tempo. Em entrevista Nithah fala sobre sua trajetória profissional como fotógrafa na Suíça e incentiva outras mulheres a seguirem o mesmo caminho. 

 

Entrevista: Claudia Bömmels     |     Fotos: Nithah Stöcklin

Brasileiros Mundo Afora (BMA): Nithah, quando você começou a fotografar? 

Nithah: Sempre gostei de fotografia, mas antigamente eu não tinha condições financeiras, pois as revelações eram caríssimas e assim esqueci o assunto. Quando eu me casei há 25 anos, meu esposo e minha sogra me incentivaram a começar a fotografar. E logo quando foi lançada a primeira câmera digital, eu ganhei uma também. Uma parte da família do meu esposo é alemã e há muito tempo imigraram para o Canadá, onde fundaram a firma Lowepro. Eles produzem bolsas para fotógrafos e assim ganhei a primeira bolsa para fotógrafos profissionais. Penso que a partir daí comecei a me interessar mais!
Até eu chegar onde estou hoje, estudei muito (sou autodidata) e fiz minhas próprias experiências. Recebi muitas criticas, mas coloquei na cabeça que quero melhorar sempre e que vou chegar a ver minhas fotos em uma Vogue da vida! (risos)
BMA: Qual o fascínio da fotografia para você?

Nithah: Eu tenho fascinação por arte em geral, mas o que eu gosto mesmo de fotografar são pessoas, arquitetura e fashion. Quando eu fotografo arquitetura, eu olho as assimetrias, formas e isso trabalha o meu senso de estética. Eu amo a transformação. Quando eu faço foto de pessoas, gosto quando vejo uma mulher se sentir bem e ver que sua beleza vem de dentro!

Eu me sinto muito feliz em fazer as pessoas verem o quanto elas são lindas. O que eu faco é somente dar uma mãozinha para melhorar o que elas já tem dentro! 
BMA: Três fotógrafos que você admira…

Nithah: Annie Leibovitz, Mario Testino e Ellen von Unwerth.

BMA: Você fez cursos ou seminários sobre fotografia?

Nithah: Somente dois cursos básicos e estudei muito sozinha.
 

As dicas de Nithah para outras mulheres que querem seguir a profissão de fotógrafa:

Primeiramente trabalhar a auto estima. Os melhores fotógrafos acreditaram no seu potencial.
– Seja crítica com você mesma e escute as críticas construtivas.
– Acredite na sua força interior.
– Aprenda a receber elogios e acredite neles.
– Leia, leia e leia.
– Faca suas experiências.
– Tenha confiança em você.
– Não queira ser perfeita, existe lugar para todas!

copyright © 2014 Nitami Photography. All Rights Reserved

Cada pessoa tem o seu próprio estilo, da mesma forma que todo ser humano tem diferentes linhas de vida na palma da mão. Alguns conseguem a realização rápida, outros demoram anos para obter sucesso e outros ainda, ficam no meio do caminho. Mas a partir do momento que você sabe que fotografar é o seu sonho, o seu caminho e a sua realização, faça isso com amor, como se estivesse criando um filho. O dinheiro é importante, porém nunca o coloque como prioridade.

Respeite seu tempo e escute o seu coração. Desejo que mais mulheres se aventurem no mundo da fotografia e acreditem em seu potencial! Beijinhos e curtam o nosso trabalho. Nithah
Links:

www.nitamiphoto.com
Instagram: NitamiPhotography 
Twitter: Nitami Photography 
Email: info@nitamiphoto.ch

Todas as fotografias de Nithah podem ser adquiridas através do site www.nitamiphoto.com

copyright © 2014 Nitami Photography. All Rights Reserved
copyright © 2014 Nitami Photography. All Rights Reserved

 

copyright © 2014 Nitami Photography. All Rights Reserved