Familia Hleap em Cingapura |
Como acontece nos países de maioria católica, aqui em Cingapura as músicas natalinas tocam nas rádios e lugares públicos. Os restaurantes servem pratos natalinos e os supermercados se estocam com comidas típicas de todas as tradições. O interessante é que estando a 137 quilometros da linha do Equador, Cingapura é tão quente em dezembro quanto em julho. Mas as roupas nas vitrines são de inverno, as decorações fazem referência ao frio e as comidas são um tanto quanto pesadas.
O Natal e Ano-Novo ficam espremidos entre a festa Indu das luzes Deepavali, no começo de novembro, e o Ano-Novo chinês, em fevereiro. Ficamos então praticamente quatro meses em festa ou em preparação para a próxima festa. A população cingaporeana se envolve e participa de tudo.
E como as crianças participam?
Para as crianças não é diferente, as escolas, que se orgulham de sua diversidade cultural, comemoram todas as festas. As crianças se vestem tipicamente, participam de danças folclóricas, fazem arte e pinturas típicas e ainda provam as comidas.
Na minha casa ainda tem uma quarta comemoração do calendário judáico, a Hanuká. Essa festa acontece em dezembro e dura oito dias, com muitas tradições que envolvem as crianças. Mas o melhor de tudo, na minha opinião, é expor as crianças durante todo esse tempo ao clima de benevolência, de amizade e de alegria que caracteriza todas as grandes festas religiosas. Cingapura é um lugar perfeito para isso.
Silvana Hleap mora com a família em Cingapura há quatro anos. Ela e o marido sempre trabalharam no mercado financeiro, o que os fez mudar de país em país. Antes de migrarem para o país asiático, por exemplo, eles viveram em Nova Iorque. A experiência, conta Silvana, enriquece sua pequena família com a bagagem cultural dos lugares por onde passam.
Nossa Edição Especial Natal Mundo Afora 2014 está online!
Especial Natal Mundo Afora 2014 – PDF
Aqui entre nós…
Estamos comemorando dois anos de Brasileiros Mundo Afora! Obrigada por nos acompanhar. Desejo a você e sua família um Natal abençoado, com alguns presentes, boa comida, ótimas companhias e muita alegria. Que em 2015 você possa realizar muitos desejos e possa nos escrever dizendo: „eu vivo o meu sonho“. Estamos torcendo por você.
Beijos
Claudia Bömmels