Lembro-me bem do dia em que resolvi fazer uma revista, falando sobre brasileiros que vivem nos quatro cantos do mundo. Foi há dois anos, um dia tedioso de chuva. Eu estava passando pela minha maior crise existencial, muito doente da coluna, sem objetivo profissional, sem sonhos. Assim, comprei um programa, me sentei em frente do computador e comecei a estudar. Não tinha grandes ambições, somente queria aprender algo novo.
A primeira capa da revista foi uma amiga da minha prima, Mariana Andrade Schleuss. E nós não poderíamos ter escolhido capa melhor, a revista fez sucesso logo na primeira edição.
A revista que será publicada na quinta-feira é a última de 2014. E é um reencontro de várias pessoas que participaram da primeira empreitada e que, ao longo desses dois anos, sempre colaboraram com a Brasileiros Mundo Afora.
Uma delas é Danielle Cassar. Danielle é uma fotógrafa brasileira que mora em Malta e nós nunca nos vimos pessoalmente. Mas, de alguma forma, sempre estivemos conectadas nesses últimos dois anos e hoje tenho orgulho de apresentar o seu trabalho fantástico, na foto da capa (ainda surpresa) e em muitas outras de Malta, um destino com o qual eu hoje sonho, também por “culpa” dela. Ela e a empresária da capa, Lilian Rossoni, são amigas, brasileiras e moram em Malta.
Lembro-me quando vi a Lilian pela primeira vez, no programa “O mundo segundo os brasileiros”. Achei-a linda, mas eu gostei mesmo do seu jeito de falar, de se mover. Ali nasceu a ideia de fazer uma edição com ela na capa e falando sobre Malta. Assim demos o pontapé inicial deste projeto ambicioso. Foram meses que passamos discutindo as três, quais fotos iríamos usar e quais textos gostaríamos de publicar. Ainda hoje, surpreendo-me com as possibilidades que as novas tecnologias nos dão. Trabalhar com pessoas que eu nunca vi pessoalmente é uma das experiências mais incríveis que tenho tido. E é sobre isso que falamos na matéria que traz o blog Viajoteca, escrito por quatro pessoas que moram em países distintos e que nunca se viram pessoalmente. Novos tempos!
Um assunto que muito me interessa é a questão profissional dos brasileiros no exterior. Muitas vezes é preciso reinventar-se para sobreviver longe de casa. Uma façanha que muitas brasileiras conseguiram, dedicando-se à fotografia ou à arte da confeitaria de bolos. Apresento alguns exemplos de pessoas cujos trabalhos eu muito admiro.
Nesse meio tempo, a lista com quem gosto muito de trabalhar é longa. São muitas as pessoas que colaboram de forma fantástica para que cada edição seja única. Outras me acompanham diariamente, trazendo novas ideias, críticas construtivas, ensinando-me. Mas a primeira revista a gente nunca esquece, e eu sou muito agradecida a todos os que compartilharam seus textos, fotos e sentimentos naquela edição. Isso me ajudou e muito a resgatar a minha capacidade de sonhar novamente. Para mim, sonhar é essencial para eu me sentir feliz.
E por isso desejo que você entre em 2015 cheio de sonhos e que muitos deles se realizem. Não deixe de me escrever contando.
Um abraço grande para você, onde quer que esteja.
Claudia
*************************

Nossa Edição Especial Natal Mundo Afora 2014 está online!

Uma revista que foi feita com muito amor, especialmente para vocês. São 72 páginas com fotos encantadoras, relatos interessantes e dicas imperdíveis. A revista está disponível em duas versões gratuitas:
Leitura online –  para quem tem uma boa conexão de internet e quer ler online no tablet ou celular Android ou no PC. Especial Natal Mundo Afora 2014 – onlineVersão PDF – ideial para quem quer ler offline no tablet ou celular Android ou no PC.
Especial Natal Mundo Afora 2014 – PDF