Quando chega o novembro aqui pelo hemisfério norte, os dias ficam mais curtos, anoitece cedo, é frio. Isso é fato. Mas eu prefiro ver o novembro assim: é o mês quando as festas iluminadas começam, é a época de vinho quente, das amendoas assadas, dos passeios românticos pela cidade iluminada.
Hoje comemora-se o dia de São Martinho – Sankt Martin – aqui na Alemanha e mundo afora, com muitas músicas, luzes e o cortejo das lanternas. É uma festa muito bonita, apesar de eu sentir muita falta do fervor da fé brasileira. Sinto falta da emoção de ouvir a multidão cantar em coro as músicas…
Compartilho com vocês como nos preparamos para esta festa.
Em outubro ainda, as crianças fizeram, com a ajuda dos pais, as lanternas. Muito simples de por em prática e uma excelente decoração até mesmo de natal! Basta papel manteiga, papel de seda colorido ou até mesmo guardanapo estampado, cartolina, cola, um pedaço de arame e muita criatividade. Prontinha está a lanterna única. Aqui na Alemanha a maioria das pessoas usa um bastão com uma lanterninha a bateria para iluminar a obra de arte. Mas quem não tem cão caça com gato, e uma vela faz o mesmo efeito. Só é preciso tomar cuidado para que a lanterna não vire fogueira. E aqui está o meu registro das lanternas, do cortejo e tudo mais. Após as minhas fotos publiquei as da minha irmã, que mora na Suíça, onde também existe a tradição das lanternas. Só que lá, elas são feitas de com uma verdura chamada “Beterraba de Outono” e a festa chama-se “Räbeliechtliumzug”, muito interessante!
Eu poderia ficar de mal humor com a chegada do novembro, mas prefiro ver as belezas desse mês que antecede o meu preferido: o mês do natal, dezembro.
Beijos, Claudia
|
Daniella Schweizer conferindo a tradição suíça para nós. |
Mande fotos para eu ver ♡ Beijos
Muito legais as fotos.
Aqui na nossa Vila a Procissao sera amanha.
Meu filho ja tem a lanterna que fizeram no Jardim; ficou bonita.