O novembro na Alemanha, São Martinho e as luzes

natal na alemanha
Quando chega o novembro aqui pelo hemisfério norte, os dias ficam mais curtos, anoitece cedo, é frio. Isso é fato. Mas eu prefiro ver o novembro assim: é o mês quando as festas iluminadas começam, é a época de vinho quente, das amendoas assadas, dos passeios românticos pela cidade iluminada.

Hoje comemora-se o dia de São Martinho – Sankt Martin – aqui na Alemanha e mundo afora, com muitas músicas, luzes e o cortejo das lanternas. É uma festa muito bonita, apesar de eu sentir muita falta do fervor da fé brasileira. Sinto falta da emoção de ouvir a multidão cantar em coro as músicas…

Compartilho com vocês como nos preparamos para esta festa.

Em outubro ainda, as crianças fizeram, com a ajuda dos pais, as lanternas. Muito simples de por em prática e uma excelente decoração até mesmo de natal! Basta papel manteiga, papel de seda colorido ou até mesmo guardanapo estampado, cartolina, cola, um pedaço de arame e muita criatividade. Prontinha está a lanterna única. Aqui na Alemanha a maioria das pessoas usa um bastão com uma lanterninha a bateria para iluminar a obra de arte. Mas quem não tem cão caça com gato, e uma vela faz o mesmo efeito. Só é preciso tomar cuidado para que a lanterna não vire fogueira. E aqui está o meu registro das lanternas, do cortejo e tudo mais. Após as minhas fotos publiquei as da minha irmã, que mora na Suíça, onde também existe a tradição das lanternas. Só que lá, elas são feitas de com uma verdura chamada “Beterraba de Outono” e a festa chama-se “Räbeliechtliumzug”, muito interessante!
Eu poderia ficar de mal humor com a chegada do novembro, mas prefiro ver as belezas desse mês que antecede o meu preferido: o mês do natal, dezembro.
Beijos, Claudia

 

 

 

 

 

 

natal na alemanha

 

 

 

 

natal na alemanha

 

 

 

 

Daniella Schweizer conferindo a tradição suíça para nós.

 

 

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Claudia Bömmels

Claudia Bömmels é fotógrafa, contadora de histórias, viajante e editora da Brasileiros Mundo Afora. Atualmente ela mora em Nanjing na China.

2 respostas para O novembro na Alemanha, São Martinho e as luzes

  1. Mande fotos para eu ver ♡ Beijos

  2. Muito legais as fotos.
    Aqui na nossa Vila a Procissao sera amanha.
    Meu filho ja tem a lanterna que fizeram no Jardim; ficou bonita.