Juliana Bezerra – Uma brasileira em Madrid Profissão Expatriados

Uma brasileira em Madrid
Juliana Bezerra – Uma brasileira em Madrid
Juliana Bezerra de Menezes Pinto Rodrigues, 37 anos, mora há quatro anos no exterior com o marido brasileiro. No Brasil ela era professora de História e musicista. Na Espanha trabalha como professora de português e escritora. De Madrid, ela escreve em dois blogs.  O “Rumo a Madrid”, que  é um blog turístico onde mostra a cidade e redondezas, costumes, exposições e dá dicas para quem vai como turista na capital espanhola. O outro blog chama-se “Um ano na Espanha”, onde  conta a sua história pessoal no país. Fala das suas descobertas, dos estudos, mas também da arquitetura, da cultura da Espanha e de outros países que visita. Também fala sobre sua experiência como mãe no estrangeiro. Na entrevista a seguir ela fala sobre sua experiência profissional na Espanha.
Juliana, por que você foi morar fora do Brasil? 
Porque estava cansada da violência e queria muito viver a experiência de morar na Europa.
Como foi ingressar no mercado de trabalho? 
Foi relativamente fácil porque sou mão de obra especializada e os espanhóis preferem aprender o idioma com um nativo.
Ou como foi possível cursar um mestrado na Espanha?
Sobre o mestrado tive que cumprir os pré-requisitos que a universidade de Alcalá pedia. Os requisitos para entrar na Universidade de Alcalá foram: estar formado em uma faculdade de preferência com área afim à História e&nbsp cartas de recomendação. Tudo isso legalizado pelo Ministério de Relações Exteriores – Educação, reconhecido em cartório, carimbado pelo consulado espanhol e traduzido.
O que você mais gosta no seu trabalho?
Gosto de ensinar, não me importa se é História ou Português. Aliás, uso muita história e música para ensinar o idioma.
Precisou estudar para atuar na nova profissão?
Precisei recordar algumas regras gramaticais para dar aulas. Vou estudando conforme as dificuldades surgem.
Há quanto tempo atua na nova atividade?
Sou professora de português há três anos. Como escritora, estou com meus blogs, “Rumo a Madrid” e “Um ano na Espanha”. Também colaboro escrevendo sobre a Espanha no site “Brasileiras pelo mundo” e sou blogueira cultural da revista Brazil com Z.
O que lhe dá mais prazer nessa nova atuação?
O fato de estar sempre aprendendo, conhecendo gente nova e também me adaptando constantemente. Cada aluno tem sua particularidade.
Como é sua rotina de trabalho?
Em primeiro lugar, ler jornais e livros sobre a Espanha e sobre o Brasil. Planejo minhas aulas praticamente sob demanda. No começo foi muito difícil, mas agora já consegui estruturar a parte gramatical e fico mais livre para buscar textos e filmes. Procuro atualizar-me e aprender constantemente sobre Madri em seus múltiplos aspectos. Igualmente sempre ando atenta nas ruas porque as novidades alimentam os blogs que escrevo. Nunca deixo de levar a câmera fotográfica ou de ter memória no celular!
Que conselho daria para quem está mudando agora para o exterior e gostaria de trocar de profissão? 
Juntar um dinheirinho antes. Ficamos quase dois anos sem sair ou viajar para poder economizar o suficiente para estar um ano tranquilos. Deu certo. No mais, o básico: estudar o idioma e se informar sobre o país em todos os aspectos.
Mais alguma coisa? 
Obrigada pela oportunidade.

 

 

 

Acompanhe o trabalho de Juliana nas redes sociais, blogs e colunas: 

Revista Brazil com Z:  www.revistabrazilcomz.com

 Fique por dentro!

Você quer receber nossas atualizações? Assine nossa Newsletter e faça o download gratuito da nossa nova revista Brasileiros Mundo Afora. Não se preocupe: nós nunca vamos passar o seu e-mail para terceiros, nem vamos encher a sua caixa postal de propaganda. O nosso objetivo principal é compartilhar conteúdo excelente. Se você não gostar pode sair a hora que quiser. Mais Informações aqui: NEWSLETTER
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Claudia Bömmels

Claudia Bömmels é fotógrafa, contadora de histórias, viajante e editora da Brasileiros Mundo Afora. Atualmente ela mora em Nanjing na China.

Os comentários estão desativados.