Depois do lançamento do filme Casamento Grego, o qual foi sucesso de bilheteria, a curiosidade das pessoas se intensificou, para saber mais sobre a celebração de um casamento grego. Com base na organização do meu casamento e de outros que pude presenciar, vou descrever alguns dos preparativos desse grande dia.
Para poder marcar a data do casamento, é preciso publicar uma nota no jornal de maior circulação da cidade, informando os nomes dos noivos, dos pais dos noivos e de onde são. O objetivo dessa declaração é assegurar que não existe impedimento para o casal.
Escolhendo os padrinhos
Os padrinhos e madrinhas, normalmente não são familiares, o que gera a oportunidade de criar mais um vínculo com outras pessoas. Se o padrinho escolhido for casado, apenas ele participará da cerimônia como padrinho e a esposa o acompanhará mas, não realizará atividades de madrinha na hora do casamento.
A decoração da igreja
Esse é um presente dos padrinhos para os noivos. Então provavelmente os noivos irão saber da decoração, apenas no dia do casamento. Resta desejar que a escolha seja de bom gosto.
Buquê da noiva
Uma supresa para a noiva. Pois será escolhido e entregue pelo noivo, somente na igreja.
Convites
A missão de distribuir os convites é dada aos pais dos noivos e padrinhos. Noivos normalmente não entregam convites, apenas para os amigos muito próximos.
Festas separadas
Algumas famílias optam por realizar uma festa antes do casamento. Na qual, o noivo não participa da festa realizada pela família da noiva e a mesma não participa da comemoração do noivo.
Vestir e maquiar a noiva
Tudo acontece em casa, os profissionais que fazem esse trabalho, se deslocam até a residência em que está a noiva. Esse dia é de muita animação na casa da noiva, a mulherada se reune para ver a noiva se arrumando.
Seguindo para a igreja
O carro dos noivos e o que levará a noiva para a igreja, é decorado com arranjos de flores.
Buzinaço
No percurso para a igreja, além do carro que leva a noiva, sempre existem mais alguns outros carros de amigos e familiares, que vão buzinando pelas ruas, anunciando o casamento.
Os noivos na igreja
Hora de entregar o buquê a noiva, dizer o sim e colocar a aliança na mão direita, forma
como é usada pelos ortodoxos.
Να ζήσετε (Na zisete) Vida longa, é o que falamos, quando cumprimentamos aos noivos, depois do casamento.
Noivo com o buquê |
A primeira dança acontece apenas entre os noivos e padrinhos. |
Noiva (eu) chegando no carro ornamentado. |
Apenas o padrinho atua na hora da celebração. A esposa apenas o acompanha, mas não participa das funções de madrinha. |
Presentes dos padrinhos. |
Anúncio no jornal. |
🙂 A festança é grande mesmo. Normalmente os presentes dados pelos convidados, são dinheiro, então ajuda a pagar a maioria das despesas. Sobre a decoração que os padrinhos presenteiam, é uma troca de presentes, os noivos precisam dar algo em troca. 🙂
Puxa que legal, Ai todo mundo ajuda com os gastos e deve ser uma festança daquelas!