Casamento grego – por Amanda Fontenele

Curiosidades e tradições da cerimônia de casamento religioso grego
casamentogrego

Depois do lançamento do filme Casamento Grego, o qual foi sucesso de bilheteria, a curiosidade das pessoas se intensificou, para saber mais sobre a celebração de um casamento grego. Com base na organização do meu casamento e de outros que pude presenciar, vou descrever alguns dos preparativos desse grande dia.

Marcando a data do casamento 
Para poder marcar a data do casamento, é preciso publicar uma nota no jornal de maior circulação da cidade, informando os nomes dos noivos, dos pais dos noivos e de onde são. O objetivo dessa declaração é assegurar que não existe impedimento para o casal.

Escolhendo os padrinhos
Os padrinhos e madrinhas, normalmente não são familiares, o que gera a oportunidade de criar mais um vínculo com outras pessoas. Se o padrinho escolhido for casado, apenas ele participará da cerimônia como padrinho e a esposa o acompanhará mas, não realizará atividades de madrinha na hora do casamento.

A decoração da igreja
Esse é um presente dos padrinhos para os noivos. Então provavelmente os noivos irão saber da decoração, apenas no dia do casamento. Resta desejar que a escolha seja de bom gosto.

Buquê da noiva
Uma supresa para a noiva. Pois será escolhido e entregue pelo noivo, somente na igreja.

Convites
A missão de distribuir os convites é dada aos pais dos noivos e padrinhos. Noivos normalmente não entregam convites, apenas para os amigos muito próximos.

Festas separadas
Algumas famílias optam por realizar uma festa antes do casamento. Na qual, o noivo não participa da festa realizada pela família da noiva e a mesma não participa da comemoração do noivo.

Vestir e maquiar a noiva
Tudo acontece em casa, os profissionais que fazem esse trabalho, se deslocam até a residência em que está a noiva. Esse dia é de muita animação na casa da noiva, a mulherada se reune para ver a noiva se arrumando.

Seguindo para a igreja 
O carro dos noivos e o que levará a noiva para a igreja, é decorado com arranjos de flores.

Buzinaço
No percurso para a igreja, além do carro que leva a noiva, sempre existem mais alguns outros carros de amigos e familiares, que vão buzinando pelas ruas, anunciando o casamento.

Os noivos na igreja
Hora de entregar o buquê a noiva, dizer o sim e colocar a aliança na mão direita, forma
como é usada pelos ortodoxos.

Felicitações
Να ζήσετε (Na zisete) Vida longa, é o que falamos, quando cumprimentamos aos noivos, depois do casamento.
Casamento grego
Noivo com o buquê
Casamento grego
A primeira dança acontece apenas entre os noivos e padrinhos.
Casamento grego
Noiva (eu) chegando no carro ornamentado.
Casamento grego
Casamento grego
Apenas o padrinho atua na hora da celebração. A esposa apenas o acompanha, mas não participa das funções de madrinha.
Casamento grego
Presentes dos padrinhos.
Casamento grego
Anúncio no jornal.
Desejo que tenha conseguido descrever esse grande dia com ênfase, mostrando para vocês o quanto essa celebração em estilo grego é festiva, envolvente e bastante tradicional.
Se quiserem obter mais informações sobre a Grécia e a cultura grega, visitem o nosso site no Facebook: A Grécia do seu jeito. Nela destacamos um pouco da vivência nesse país.


Sobre Amanda: Natural de Tianguá, interior do Ceará, mora há três anos em Heraklion, Creta, com o marido grego e sua filha. No Brasil ela formou-se em contabilidade, mas não atua na área. Ela trabalha no setor turístico, fazendo o receptivo com grupos de brasileiros que querem conhecer a Grécia, através de excursões programadas.

 

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Claudia Bömmels

Claudia Bömmels é fotógrafa, contadora de histórias, viajante e editora da Brasileiros Mundo Afora. Atualmente ela mora em Nanjing na China.

2 respostas para Casamento grego – por Amanda Fontenele

  1. 🙂 A festança é grande mesmo. Normalmente os presentes dados pelos convidados, são dinheiro, então ajuda a pagar a maioria das despesas. Sobre a decoração que os padrinhos presenteiam, é uma troca de presentes, os noivos precisam dar algo em troca. 🙂

  2. Sissi diz:

    Puxa que legal, Ai todo mundo ajuda com os gastos e deve ser uma festança daquelas!