Cozinhando com pimpolhos – 10 dicas para se cozinhar com crianças

Cozinhar com as crianças é divertido e é caótico. Mas isso faz parte e cozinhar juntos é uma grande oportunidade de passar um tempo em comum fazendo algo delicioso. Eu cozinho no mínimo uma vez por semana com as crianças, seja fazendo macarrão (que é bem simples) ou um bolo, que dependendo da receita pode ser mais complicado.

A minha experiência é que cozinhando, os pimpolhos aprendem de forma leve e divertida sobre as medidas, novos sabores, ingredientes e como uma refeição feita em comum é importante. Além disso as crianças aprendem também a se organizar, a fazer contas de matemática e a pensar logicamente. Eu adoro cozinhar com meus filhos de sete e quatro anos e muitas vezes também com seus amiguinhos. A diversão é garatida.

Eu acredito que essa é também uma maneira muito interessante de se começar uma nova tradição!

Aqui deixo 10 dicas simples para que cozinhar com seus pimpolhos seja um sucesso:

    1. Comece de forma simples: com certeza não é nada realista achar que você e seu filho vão conseguir fazer aquele suflê. Comece com algo simples e com algo que seu filho goste de comer;

 

    1. Planeje bastante tempo, para que cozinhar com as crianças não se torne um ato estressado. Traga paciência e tempo, pois com certeza a farinha de trigo vai cair no chão, um ovo vai e quebrar ou o leite vai derramar;

 

    1. Ao cozinhar com seus filhos, lembre-se que bagunça é parte do processo;

 

    1. Dê tarefas específicas e uma de cada vez para os pequenos;

 

    1. Deixe as crianças cheirarem os alimentos e especiarias, é uma ótima oportunidade de introduzir novos ingredientes;

 

    1. Tocar nas  ervas e ingredientes também é uma ótima maneira para os seus filhos se conectarem a novos alimentos;

 

    1. Supervisionar. Criar um ambiente seguro para cozinhar pode parece óbvio, mas nunca deixe seus filhos sem supervisão com facas ou perto do fogão;

 

    1. Pratique matemática: deixe seus filhos medirem os ingredientes, a fim de ajudá-los a desenvolver suas habilidades organizacionais e em matemática. Para crianças pequenas, isso pode ser algo tão simples como contar quantas vezes eles precisam mexer uma mistura ou quantos são os ingredientes em uma receita.

 

    1. Crianças em idade escolar podem ler a receita, assim também treinando a leitura;

 

  1. Não se esqueça da limpeza. Cozinhar é o evento principal, mas a limpeza é ainda parte do evento. Certifique-se de que os seus filhos ajudem na limpeza da cozinha. Com o tempo eles devem gradualmente ajudar a limpar mais.
Vamos por a mão na massa?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Claudia Bömmels

Claudia Bömmels é fotógrafa, contadora de histórias, viajante e editora da Brasileiros Mundo Afora. Atualmente ela mora em Nanjing na China.

Os comentários estão desativados.