Casar na AlemanhaHoje eu quero contar para vocês como se festeja um casamento aqui na Alemanha e na Suiça. Já posso adiantar: casamento por aqui é uma festa muito animada!

 

Ser convidado para um casamento alemão é um honra. Pricipalmente, porque as festas de casamento são,  por questões de logística e de custos, feitas para um seleto grupo de convidados. Os maiores casamentos contam com  no máximo 100 convidados. Como os alemães são pragmáticos, acharam a seguinte solução para convidar todos os amigos, conhecidos e colegas de trabalho: o Aperó ou Empfang. Uma recepção simples oferecida logo após a cerimônia de casamento, onde todos são bem vindos. Geralmente ela acontece na frente da igreja ou do cartório mesmo, quando são oferecidas bebidas e alguns salgadinhos. Nunca ouvi alguém dizer que se sentiu ofendido por ser convidado somente para o Empfang e não para a festa principal. Por outro lado, casamento sem Empfang eu nunca ví!
Casar na Alemanha
O convite é impresso ou feito à mao (os alemães e suiços preferem os feitos à mão e criativos aos clássicos e chiques) em duas versões:
– Uma para os convidados principais e
– Uma versao para os convidados do Empfang.

No texto está claro até que horas você pode ficar por lá e que depois os noivos e os convidados principais seguem para a “festa de verdade”.

Uma festa de casamento é um evento tão especial por aqui, que até mesmo ser convidado somente para recepção na frente da igreja, já é legal. Lá mesmo os colegas de trabalho fazem surpresas e brincadeiras.

Casar na AlemanhaQuem decide por uma união no religioso, vai casar-se duas vezes com a mesma pessoa. Primeiro no cartório e depois na igreja. Entre as duas cerimônias passam-se geralmente duas semanas, mas existem mil e uma variações de acordo com o gosto e com o bolso de cada um. Muitos noivos casam-se somente no civil e posteriormente na igreja. As igrejas escolhidas geralmente são as menores e mais românticas. De modo geral pode-se dizer que os alemães e suiços são simples (sem deixar de serem sofisticados) no seu jeito de comemorar.

Os (vários) casamentos que eu já fui, aconteceram em torno das 14 horas. Já depois do Empfang  e da sessão de fotos encerrada, os convidados principais juntamente com os noivos seguem para algum restaurante, castelo, museu ou hotel-fazenda onde a festa acontecerá.
Durante a festa é tradição que os amigos e familiares façam surpresas para os noivos. Quem se encarrega da organização são os padrinhos de casamento, que são somente duas pessoas. Pode ser uma apresentação de vídeo mostrando os noivos quando crianças ou em situações engraçadas. Já ví apresentações lindas de amigos que cantam para os noivos. Às vezes são apresentadas danças, como no meu casamento, quando meu irmão dançou uma linda salsa com a minha cunhada. Ou os meus convidados e amigos, que organizaram um quebra-cabeça, que foi pintado por todos durante a festa e no final formou um quadro. Também é comum fazerem brincadeiras. Mas é importante que sejam de bom gosto e que não deixem os noivos na berlinda.

Casar na Alemanha

Depois do jantar, os noivos “abrem” a pista de dança com uma valsa ou outra música preferida.

Uma festa de casamento aqui na Alemanha foi de sucesso, quando os convidados dançam bastante, as brincadeiras são legais, a comida gostosa e a festa termina lá para as tantas da manhã. Igualzinho no Brasil e provavelmente em qualquer outra parte do mundo, não é mesmo?

No dia seguinte, quem dormiu em um hotel perto da festa, toma o café da manhã juntamente com os noivos. Fugir no meio da festa é um tabu absoluto
Separei aqui algumas fotografias de festas que eu fui, para vocês terem uma ideia de como são os casamentos por aqui: acontecem de dia, começam às duas da tarde e terminam as tantas da manhã do dia seguinte, são engraçados e divertidos. Não é pra menos que as pessoas querem ser convidadas de qualquer jeito. Nem que seja somente para a recepção na frente da igreja.

Beijos

Claudia
 

Casar na Alemanha
Casar na Alemanha

Casar na Alemanha

Casar na Alemanha
Casar na Alemanha

Casar na Alemanha

Casar na Alemanha
Casar na Alemanha
Casar na Alemanha
Casar na Alemanha