O site Dicas do Mundo me chamou atenção antes de eu abrir meu próprio blog de viagens e bem antes de pensar em fazer uma revista digital. Hoje eu escrevo no site, sobre Berlim e sobre programas na capital alemã direcionados para adultos: Dicas do Mundo Berlim.
Os idelizadores do site são:
Dan Di Gregorio
Italiano, profissional de TI, startupper, resolveu usar a sua experiência de 20 anos no desenvolvimento de projetos web para criar uma rede de viagens em português com o principal objetivo de ajudar viajantes a evitar as armadilhas para turistas. Nasceu em Roma, onde mora até hoje, fala muito bem o português e casou-se com uma paulista, a Daniela.
Italiano, profissional de TI, startupper, resolveu usar a sua experiência de 20 anos no desenvolvimento de projetos web para criar uma rede de viagens em português com o principal objetivo de ajudar viajantes a evitar as armadilhas para turistas. Nasceu em Roma, onde mora até hoje, fala muito bem o português e casou-se com uma paulista, a Daniela.
Daniela Furlan
Paulista, ex-funcionária da Caixa (CEF), graduada em Administração de Empresas e pós-graduada em RH, casou-se com o Dan e mudou-se para Roma. É community-manager do Dicas do Mundo e editora do Dicas de Roma. Disponível e prestativa, ela é a alma do Dicas do Mundo e coordena o trabalho da equipe de editores.
Dicas do Mundo – o primeiro network global de viagem em português | por Daniela Furlan
O objetivo do projeto é expandir a belíssima experiência do Dicas de Roma, que foi criado por hobby e virou em dois anos a comunidade online mais influente sobre a Cidade Eterna, para as cidades mais belas e importantes do mundo. Nossa missão é ajudar viajantes de língua portuguesa a planejarem as suas viagens com especial atenção às dicas para evitar armadilhas para turistas e segurança.
Tudo começou quando a Dani se casou com o Dan e foi morar em Roma. Amigos, parentes e amigos de parentes se revezavam para se hospedar em sua casa e conhecer a cidade como se deve: com um romano! O tempo foi passando e os emails de pessoas pedindo dicas sobre Roma eram tantos, que o Dan sugeriu a Dani que fizesse um blog e começasse a publicar todas as perguntas e respostas.
Assim nasceu o Dicas de Roma, em outubro de 2009. Depois de 3 meses o blog já tinha 400 visitantes únicos por dia e 1 ano depois foi aberto o fórum, onde a Dani respondia perguntas e os viajantes trocavam informações. Hoje o Dicas de Roma alcança 60% dos brasileiros que vem para Roma. Através do blog o Dan e a Dani fizeram amizade com Padre Vagner Luis Bonafè Laska, guia brasileiro das Necrópoles Vaticanas, e o Vaticano teve que contratar mais uma guia brasileira para as Necrópoles, a Edna Costa.
Ter a ajuda de um local que conhece bem a cidade (e a cultura brasileira) e pode dar informações importantes para que o viajante não caia em armadilhas (que inevitavelmente existem em cidades turísticas) é precioso!
E já que foi o maior sucesso, o Dan teve a ideia de procurar brasileiros, portugueses e estrangeiros que falem português e que moram em cidades turísticas para expandir o projeto.
Assim, hoje o Dicas do Mundo é formado por:
- Roma com Daniela Furlan e Catarina Stigliano
- Barcelona com Ana Cláudia Paschoal
- Toscana com Fabio Barbiero
- Rio de Janeiro com Ana Turetta e Luciana Felippe
- Belo Horizonte com Raquel Damasceno
- Florianópolis com Denyse Orso Salvati e Kamila Vieira
- São Paulo com Elaine Ambrósio
- Lisboa com Ana Rita Oliveira
- Piemonte com Gianna Solera
- Buenos Aires com Nicolás Derderian
- Salzburgo com Ana Ziviani
- Tel Aviv com Viviane Pessegatti
- Brasília com Paula Funchal
- Curitiba com Rafaela Pacheco Dalbem
- Berlim com Claudia Bömmels
E, claro, o Dicas do Mundo não poderia existir sem o Dan que é o desenvolvedor dos sites, editor nas horas vagas e startupper de outros vários projetos complementares ao Dicas do Mundo.
Em breve será lançado seu mais novo projeto: Gastromama, um serviço que permitirá que viajantes conheçam moradores locais dispostos a cozinhar para eles em casa. Para os usuários do Dicas do Mundo as incrições já estão abertas.
Dani boa noite, estou indo para Roma dia 26/12, irei ficar 13 dias, VC pode indicar translado confiável, irei sozinha, aqui no Brasil está muito caro. Chego no aeroporto Fiumecino. Ficarei hospedada Via di villa serventia. Grato
O prazer é todo meu :o) Bjs
Obaaaa… obrigado pelo artigo Claudia 🙂