Entrevistando Expatriados por Mirella Matthiesen

A ideia de criar o Entrevistando Expatriados nasceu em 2008 com o intuito de dividir experiências de vida de brasileiros que residem no exterior. 
 
Nessa época, haviam muitos blogs expatriados contando os sabores e dissabores da vidinha fora do Brasil, porém, apesar de tanta informação à disposição na internet, achei que faltava um espaço onde pudéssemos agrega-las em um só lugar e contar também as histórias de pessoas que não tinham exposição online. Assim o blog saiu do mundo das ideias e criou asas. No início, contei com apoio de amigos expatriados e hoje, todo mundo participa.
Estima-se que mais de 3 milhões de brasileiros vivem fora do Brasil (Fonte de 2011: http://bit.ly/X047xE ). Resumindo: são muitos brazucas nesse mundo e não podemos deixar que essas histórias individuais se percam!
Até o momento já foram mais de 150 entrevistas e aos poucos estamos criando um emaranhado de vivências que podem ajudar pessoas que tem o intuito de morar fora, ou simplesmente, aqueles que tem curiosidade de saber como os brasileiros se viram para conquistar um lugar ao sol no exterior. 
Temos historias de pessoas que deixaram o Brasil por diversos motivos: pessoal, profissional, aventureiro, amoroso, estudo, cansados da violência e assim por diante… cada um à sua maneira e com suas próprias palavras, descrevem um pedaço da sua vida e dividem os momentos bons e ruins da sua “nova casa”, seja ela temporária ou não. Não tem certo ou errado, tem somente realidade! 
É interessante notar também, que contamos com algumas entrevistas de estrangeiros que optaram por residir no Brasil. É sempre legal ver o outro lado da moeda e perceber que o fluxo migratório funciona dos dois lados!
As perguntas feitas aos entrevistados, são sempre as mesmas, para facilitar a comparação de opiniões e também para ficar mais organizadinho. 
Para participar do projeto, basta mandar um e-mail para [email protected] e aguardar a resposta com as perguntas. Damos preferência a pessoas que vivem fora do Brasil há mais de 3 meses. 
Participe você também! 

expatriados.wordpress.com

Mirella Matthiesen é a idealizadora e coordenadora do Entrevistando Expatriados. Seu blog pessoal é o mikix.com onde ela divide sua experiência de viajante e de expatriada. Vive no exterior desde 2000 e já chamou de casa países como o Canada, EUA, Holanda e Australia, atualmente reside em Toronto, mas já está pensando em criar asas novamente!
Mirella (Mia) Matthiesen 
Agente Intercâmbio – Canadá
Skype: mirellapeixoto

Informações Pessoais:
E-mail: [email protected]
Blog de viagem: www.mikix.com
Facebook: MikixNoMundo
Twitter: @mikix10

“Uma longa viagem começa com um único passo.” 
(Proverbio Chines)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Claudia Bömmels

Claudia Bömmels é fotógrafa, contadora de histórias, viajante e editora da Brasileiros Mundo Afora. Atualmente ela mora em Nanjing na China.

3 respostas para Entrevistando Expatriados por Mirella Matthiesen

  1. Anônimo diz:

    Gostaria que alguma brasileira que reside em Istambul, entrasse em contato comigo através do meu facebook: Ana Tacia Morais, ou pelo whatsapp: (84) 9970-7328

  2. Claudia diz:

    Obrigada pela visita! Eu lí a tua entrevista e gostei muito. Bjs

  3. Oi Claudia! Adoro o projeto e já participei!
    A Mirella manda super bem e com certeza vai ficar super feliz com a divulgação. Vocês sempre mandando super bem e agitando o mundo das viagens na internet, parabéns!
    Bjo e paz, Michel