Acorda, Amor! – Uma foto por dia, sempre antes do café da manhã.

Entrevista: Claudia Bömmels | Fotos: Fernanda Prado


“Acorda, Amor” surgiu em agosto de 2008.  Na entrevista a seguir, Fernanda Prado, uma fotógrafa brasileira que mora atualmente na Eslovênia, fala sobre o projeto que marcou suas manhãs durante mais de dois anos, sobre o tema que mais a encantou e dá algumas dicas para quem quem está iniciando na área fotográfica.  

Fernanda, como e quando surgiu a ideia de fazer o projeto “Acorda, Amor”?Numa segunda-feira de agosto de 2008, o despertador tocou às 6h da manhã me chamando para fotografar. Eu havia passado o final de semana todo pensando numa maneira de ter a imagem mais presente no dia-a-dia. Sentia falta de fotografar com mais freqüência e ficava sempre esperando ter um tema “brilhante” para começar qualquer ensaio. No fundo, eu sabia que se eu me esforçasse para acordar um pouquinho mais cedo todos os dias eu poderia “encaixar” o ato fotográfico na minha rotina e tê-lo como um exercício para aprimorar o olhar. Foi aí que nasceu o “Acorda, amor”. No começo, era apenas um clique e pronto! Dali tinha que sair “a” imagem! Mas, cinco dias depois, percebi que era injusto colocar tanto peso na fotografia. Por que sair uma grande imagem de apenas um clique? Que presunção é essa? Ou melhor: por que esperar uma grande imagem desse ato fotográfico se o que importa é olhar e olhar e olhar? A imagem é o resultado de tanto olhar. Assim, “Acorda, amor” é apenas um exercício que acontece todas as manhãs antes do café – ou até quando o despertador quiser tocar…

Em Janeiro de 2011 você fez a  última foto do projeto que marcou as suas manhãs por mais de dois anos. O que você sentiu depois do último clique?
A primeira foto foi exatamente às 07h18 do dia 18.08.2008. Foi aí que o „Acorda, Amor“ começou. Até que abrir os olhos de manhã e pensar em fotografia tornou-se quase um vício, uma mania que não consegui viver sem por mais de dois anos. Não imaginava que o projeto fosse durar tanto. No início, nem era um projeto, na verdade. Era “apenas” fotografar. A última foto do “Acorda, amor” eu fiz no dia 01.01.2011. 10h16. sábado em Ilha Bela, São Paulo. É preciso saber parar. Deixar o tempo ir e com ele as fotografias.

Mesmo assim senti recaídas (risos). Tanto, que depois que me propus a parar o projeto, em janeiro de 2011, acabei retomando-o, esporadicamente, durante o ano de 2011. O sentimento foi assim: “abrir os olhos de manhã e de repente se deparar com uma luz que me fez lembrar fotos do “Acorda amor” e falar: Nossa, isso é acorda, amor! Deixa eu pegar a câmera.” Então, na verdade, não parei totalmente. Atualmente as minhas fotografias estão expostas no Cankarjev Dom em Ljubljana aqui na Eslovênia. E são fotos de 2011!

O projeto apresentou fotos suas e de outros fotógrafos convidados.
Qual foi o critério para fazer parte do “Acorda, amor”?
O „Acorda, Amor“ aconteceu de Agosto de 2008 até 01 de janeiro de 2011. Todos os dias eu postava a melhor foto no Flickr (isso também virava um trabalho de edição). No final de 2009 surgiu a ideia de a cada semana convidar um fotografo diferente para fazer um dia da semana de „Acorda, Amor“. Cada semana o convidado era responsável por um dia diferente (numa semana o dia de convidado era segunda, na semana seguinte terça, na outra quarta e assim por diante). O critério foi chamar os fotógrafos que faziam parte do meu ciclo de alguma maneira e que eu apreciasse o trabalho. Em 2009, iniciei a seção “Acorda, amor convida”. A cada semana, um fotógrafo era convidado para fazer suas primeiras imagens do dia. Sempre antes do café da manhã. Participaram mais de 50 fotógrafos, do Brasil e de alguns outros cantinhos pelo mundo como Irlanda, Buenos Aires, Lituânia, Eslovênia, Rússia e Bélgica.

Como você define o seu estilo de fotografar?
Poxa, não sei definir meu estilo. Acho que não tenho estilo nenhum. Precisa ter?

Qual foi o tema até hoje que mais te encantou e por quê?Minha avó Madalena. Tenho um projeto sobre ela que se chama Álbum Perdido onde retrato suas memórias e memórias da minha infância passada com ela em Minas Gerais. Fotografei minha avó até os últimos momentos antes de eu me mudar para a Eslovênia. Infelizmente ela faleceu quando eu já estava aqui.

Alguns fotógrafos acreditam que a foto os encontra e não o contrário.
O que você acha?
Acho isso uma balela. Tem que ir atrás do tema, tem que pensar, estudar. Suar a camisa, o cérebro e o olho. A fotografia não cai do céu assim do nada. Nós é que vamos atrás, buscando. A relação do fotógrafo tem que ser menos passiva em relação a fotografia.

Na sua opinião não há necessidade de esperar um tema brilhante para começar a fotografar. O que você diria à alguém que está iniciando como fotógrafo?
Alguém que está iniciando como fotógrafo: olhe muito ao redor, a forma como a luz ilumina os objetos, veja muitos livros de fotografia, estude, vá à exposições de fotógrafos, converse com fotógrafos, troque experiências e fotografe, fotografe, fotografe.


A entrevista de Fernanda Prado na revista Brasileiros fotografando mundo afora: Acorda, Amor!

Além disso você encontra Fernanda Prado aqui:
www.fernandaprado.com
www.flickr.com/photos/fernandaprado/

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Claudia Bömmels

Claudia Bömmels é fotógrafa, contadora de histórias, viajante e editora da Brasileiros Mundo Afora. Atualmente ela mora em Nanjing na China.

Os comentários estão desativados.