10 coisas para se fazer em Mainz na Alemanha
Fabian Cabral Duque: uma brasileira na Alemanha
 

Mainz, com apenas 200 mil habitantes, é a capital do estado de Rheiland-Pfalz, fica às margens do rio Reno, é uma cidade universitária e fica a somente 30 minutos de distância de Frankfurt am Main. 

Já moro em Mainz há um pouco mais de 1 ano e estou achando incrível!!! Apesar de ser pequena, para os padrões brasileiros, é uma cidade super agitada. Se você estiver passando por perto, não deixe de conhecer esta linda cidade. Para ajudar, seguem as 10 coisas para se fazer em Mainz:

1.City tour no Gutenberg-Express
10 coisas para se fazer em Mainz na AlemanhaEsse passeio é feito a bordo de um trenzinho estilo antigo. Ele passa pelos principais pontos da cidade e tem uma duração de mais ou menos 40 minutos. Vale a pena fazer logo no primeiro dia, assim você já tem uma idéia das principais atrações turísticas da cidade. O passeio é super barato, custa só 7 euros/pessoa. As informações são passadas em 3 línguas: Alemão, Francês e Inglês. O ponto de partida do trem fica entre o Teatro da cidade e a loja de cosméticos Douglas. Os horários que o trem passa mudam de acordo com a época do ano.  Para ter mais informações, acesse: www.gutenberg-express.de.

2. Passear pela famosa Augustinerstrasse

10 coisas para se fazer em Mainz na Alemanha
Essa rua de pedestres é super famosa aqui na cidade.  Passeando por ela você vai encontrar muitos restaurantes, bares e lojas  com produtos mais exclusivos, algumas com produtos de desiners locais. E é lá também que fica o Kirschgarten (tradução livre: jardim da cereja), você vai encontrar diversas casas com a arquitetura típica da Alemanha.
 
3. Visitar as igrejas da cidade

10 coisas para se fazer em Mainz na Alemanha
O principal ponto turístico de Mainz é a Catedral de São Martin (em alemão: Martinsdom). Ela fica no centro da cidade e completou, em 2009, mil anos de existência. Ela já foi atingida por um grande incêndio e por várias guerras, mas sempre foi recuperada. As diversas pinturas da Catedral preservam a história da arte Alemã, do século 13 ao século 19. Além da catedral, existem outras igrejas que vale a pena visitar, a Stephanskirche com os famosos vitrais de Marc Chagall, também tem a Augustinerkirche, Peterskirche, Christuskirche e a nova e moderna sinagoga.
4. Kupferberg terrace, as caves e a vista da cidade do alto
10 coisas para se fazer em Mainz na Alemanha
Kupferberg é uma produtora de vinho espumante que existe desde o século 19. Em sua sede eles oferecem uma visita guiada pelas caves, que ficam até sete níveis abaixo da terra, e um museu com peças bem interessantes, como por exemplo, anúncios históricos ou copos de champanhe. A visita guiada inclui uma degustação. É indicado fazer uma reserva antecipada para participar de algum grupo para a visita, principalmente se for em inglês. Mas se não deu tempo, sem problemas, às vezes sobra vaga em algum grupo. Além da visita guiada, o local possue um restaurante bem exclusivo. Para mais informações, acesse o site: www.kupferbergterrasse.com. Como o Kupferberg fica em uma das regiões mais altas da cidade, a vista de lá é muito bonita. Lá de cima é que temos idéia de como a catedral da cidade é grande e imponente.
5. Rosengarten dentro do parque Volkspark 10 coisas para se fazer em Mainz na Alemanha 

Volkspark é o maior parque da cidade. Em uma área do parque fica o Rosengarten (jardim das rosas) que foi projetado em 1925 para o acontecimento de um congresso da Association of German Rose Friends. São 7.500 variedades de rosas numa área de 9.500 metros quadrados.





6. Feira de frutas e verduras

10 coisas para se fazer em Mainz na AlemanhaEla acontece todas as manhãs de terça-feira, sexta-feira e sábado na praça da Catedral. O melhor dia da feira é sábado. Quem estiver em um sábado na cidade, vale a pena ir lá para tomar um lache. Existem muitas barracas que vendem pão com linguiça e vinho. É isso ai, é bem comum ver um monte de pessoas comendo uma lingüiça com pão e vinho logo de manhã, mas como não estamos acostumados, sugiro um lanche no final da manhã, já que a feira vai até umas 14hrs. E para quem gosta de café, dizem que o café mais gostoso da cidade é de uma barraca desta feira que só vende cafés. Acho que vale a pena experimentar!!!
7. Passear pela beira do rio Reno
10 coisas para se fazer em Mainz na Alemanha

Outro passeio que deve ser feito e tem custo zero é passear pela beira do rio Reno. Eu acho que o rio é o charme da cidade. A parte mais bonita fica entre a Theodor-Heuss-Brücke (tradução: Ponte Theodor) e o hotel Hyatt. É muito arborizado, tem algumas esculturas entre os jardins e semre fica cheio de gente fazendo piquenique, praticando esportes ou só conversando e admirando a paisagem!!! No verão a montam uma praia perto da ponte, é bem gostoso dar uma paradinha lá e tomar uma cerveja.

8. Comer no Eisgrub
10 coisas para se fazer em Mainz na AlemanhaNão podia faltar uma dica bem Alemã, tomar uma cerveja e comer um joelho de porco. O Eisgrub é meio restaurante, meio bar, é um lugar bem rústico onde a maioria dos estudantes se reunem para tomar uma cerveja produzida ali mesmo. Na minha opinião esse restaurante tem o melhor joelho de porco da cidade, quem sabe até da Alemanha. E além do joelho de porco, experimente também o Spundekäse, é um prato típico desta região da Alemanha, é uma delicia!!! Como dizem os Alemães da cidade, se você vier para Mainz e  não tomar uma “régua” (1 metro de cerveja = são 12 copos de 200 ml) de cerveja e comer um joelho de porco no Eisgrub, você não conheceu direito a cidade.

9. Ir em uma balada
Como já disse, Mainz é uma cidade universitária e por isso existem muitas baladas por aqui. A maioria das baladas ficam na região da Holzhofstrasse, todas são bem legais! Mas dizem que as mais animadas são a Roxy, Kuz e Panama. Para quem quer encontrar mais pessoas latinas tem a Schon Schön, que fica de esquina com a rua Grosse Bleiche.

10. Assistir um jogo do Mainz05

10 coisas para se fazer em Mainz na Alemanha
Mainz tem um time de futebol chamado Mainz05. Ele está classificado na primeira divisão do principal campeonato da Alemanha, mas nunca foi dos melhores, somente uma vez ele conseguiu ficar classificado por umas 10 rodadas como primeiro lugar da tabela, mas não ganhou o campeonato. Isso não desanima os torcedores não, o pessoal daqui é fanático pelo time e comparece no estádio todo final de semana que o time joga em casa. O estádio é novo, chama Coface Arena. Para quem quiser comprar tickets para assistir um jogo, segue o site www.mainz05.de. Mas caso o Mainz05 não jogue em casa no período em que estiver na cidade você pode assistir o jogo pela televisão na lanchonete do time, o Mainz05 Diner (www.05diner.de)! O local tem mais de 10 TV’s para assistir o jogo, a decoração é bem legal e a comida é deliciosa!!!


Tem perguntas? Entre diretamente em contato com a Fabiana: www.morandonaalemanha.wordpress.com 
Brasileira na Alemanha
Sobre mim:

Eu sou a Fabiana Cabral Duque, paulistana, administradora, casada, blogueira, curiosa. Adoro musica, fotos e curtir um jantar acompanhado de um bom vinho. As minhas experiências sobre morar na Alemanha eu escrevo no meu blog: www.morandonaalemanha.wordpress.com 

 Fique por dentro!

Você quer receber nossas atualizações? Assine nossa Newsletter e faça o download gratuito da nossa nova revista Brasileiros Mundo Afora. Não se preocupe: nós nunca vamos passar o seu e-mail para terceiros, nem vamos encher a sua caixa postal de propaganda. O nosso objetivo principal é compartilhar conteúdo excelente. Se você não gostar pode sair a hora que quiser. Mais Informações aqui: NEWSLETTER